O ESSENCIAL: Onda bolsonarista impulsiona candidatos de Norte a Sul; capitão e Haddad fazem 2o turno

E mais: a surpreendente arrancada de Witzel no Rio, a indigesta derrota do PSDB, e o ocaso de políticos tradicionais
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 8 DE OUTUBRO DE 2018

O essencial da manhã


Os candidatos Henrique Meirelles, Alvaro Dias, Ciro Gomes, Guilherme Boulos, Geraldo Alckmin, Marina Silva e Fernando Haddad. Foto: Marcela Theobald / Agência O Globo

Bolsonaro (46%) e Haddad (29%) disputam o 2o turno. No Rio, governo ficará com Witzel ou Paes 


Olá, bom dia. 

Pela quinta vez consecutiva, a eleição presidencial brasileira será decidida em segundo turno. Desta vez, os candidatos ao Planalto serão Jair Bolsonaro (PSL), que chegou a 46% dos votos válidos, e Fernando Haddad (PT), que obteve 29%. Em transmissão pela internet, Bolsonaro pôs em xeque o resultado das urnas, que frustrou sua expectativa de encerrar a disputa no domingo.  Haddad, a imprensa e militantes, acenou aos demais adversários e falou em união.

As estratégias para as próximas semanas de campanha começaram a ser delineadas ontem mesmo nos dois bunkers. Redobrando a aposta no antipetismo, Bolsonaro pretende explorar os escândalos de corrupção do PT; falará também às mulheres. Já Haddad, que visita hoje o ex-presidente Lula na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, tentará moldar o discurso para atrair eleitores de centro.

 

Nas eleições estaduais, para deputado e para senador, a onda bolsonarista impulsionou candidatos em todas as regiões. O Nordeste virou a trincheira da esquerda brasileira. 

Partido de Bolsonaro, o PSL deve ter a maior bancada da Câmara, empatado com o PT. No Senado, a renovação deixou de fora medalhões da política, como Eunício Oliveira, Cesar Maia e Dilma Rousseff.

 

Para entender o quadro eleitoral que emergiu das urnas neste primeiro turno, leia aqui as análises dos colunistas do GLOBO.

Ciro acena apoio ao candidato petista

Terceiro colocado, com mais de 13 milhões de votos, Ciro Gomes (PDT) afirmou que, no segundo turno, "ele não, sem dúvida" _ referência à hashtag dos protestos contra Bolsonaro

PSDB sofre maior derrota de sua história

Partido, que elegeu FHC duas vezes em primeiro turno, tem com Alckmin menos de 5% dos votos e vive divisão em torno de João Dória, que disputa o segundo turno em SP e declarou apoio em Bolsonaro

Marina vira 'nanica' na reta final e termina em oitavo

Após receber mais de 22 milhões de votos em 2014, candidata da Rede recebe apoio de pouco mais de um milhão de eleitores em todo o Brasil, terminando atrás de Amoêdo, Daciolo e Meirelles. Futuro da Rede está ameaçado.

‘O sistema da Nova República acabou. Vai começar de novo, do zero'

Carlos Ranulfo, cientista político da UFMG, avalia a derrota nas urnas dos grandes partidos que comandaram a política nacional desde a redemocratização

Viu isso?

Policial militar aponta arma durante operação no Complexo do Lins, no Rio. Foto: Márcio Alves / Agência O Globo

Eleição no Rio terá embate entre Witzel e Paes

Ex-juiz filiado ao PSC surpreende, obtém 41% dos votos fluminenses e vai disputar o segundo turno com o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM), que conseguiu 19%.

Witzel, o novato paulista que pode chegar ao Guanabara

Paulista de Jundiaí e ex-militar, aos 50 anos ele colou em Bolsonaro e protagonizou a mais impressionante arrancada da reta final da campanha. Conheça a história do candidato do PSC ao Palácio Guanabara.

Análises: o azarão do Rio e a nova Alerj

Confira a avaliação do quadro eleitoral no Rio feita pelos jornalistas Thiago Prado, que escreve sobre a disputa entre Witzel e Paes, e Berenice Seara , que avalia o tsunami que varreu a Assembleia Legislativa.

Flávio Bolsonaro e Arolde são eleitos senadores pelo Rio

Filho de Jair Bolsonaro, candidato pelo PSL tem a maior votação do estado, e Arolde de Oliveira (PSD) desbanca Cesar Maia (DEM) e Lindbergh Faria (PT). Para a Câmara, o bolsonarista Helio Negão foi o federal mais votado, seguido por Marcelo Freixo (PSOL). Veja a lista completa dos deputados federais eleitos pelo Rio de Janeiro.

Onda de fake news durante a votação

Várias notícias falsas tomaram as redes sociais e multiplicaram-se por WhatsApp ao longo do domingo. Checagem do Grupo Globo desmentiu mais de 100 boatos ao longo da campanha.

Nobel da Economia vai para pesquisa sobre clima

Os americanos William Nordhaus e Paul Romer ganharam o prêmio por estudos sobre o impacto da atividade econômica nas mudanças climáticas e sobre crescimento sustentável de longo prazo.
Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.