O ESSENCIAL: Eleito com 57,8 milhões de votos, Bolsonaro jura defender a democracia

E mais: Paulo Guedes garante BC independente; os 10 desafios do novo governo; e Haddad se alça a líder da oposição
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 29 DE OUTUBRO DE 2018
O essencial da manhã
Eduardo Paes e Wilson Witzel: candidatos ao governo do Rio durante debate na TV Globo. Foto: Alexandre Cassiano
Bolsonaro é eleito com quase 58 milhões de votos e promete: "Este governo será defensor da Constituição, da democracia e da liberdade"
Olá, bom dia.

O deputado e ex-capitão Jair Bolsonaro (PSL), 63 anos, venceu a corrida presidencial, ao obter quase 58 milhões de votos e derrotar o candidato petista, Fernando Haddad (PT). O 42º presidente da República, logo após ser eleito, fez uma transmissão ao vivo pelo Facebook e, em seguida, fez um pronunciamento à TV, lido e precedido por uma oração, no qual 'jurou': "Este governo será defensor da Constituição, da democracia e da liberdade ". Cercado pela futura primeira-dama, Michelle e apoiadores, Bolsonaro fez ainda acenos ao mercado financeiro, comprometendo-se com uma agenda liberal na economia, que inclui reformas e Estado mínimo. Leia a íntegra do discurso da vitória.

Governadores surfam a mesma onda
Os políticos que colaram suas campanhas na figura do presidente eleito saíram vitoriosos das urnas: a onda bolsonarista ajudou a eleger 12 dos 27 governadores que assumem em 1° de janeiro _ incluindo o do Rio, Wilson Witzel (PSC), e o de São Paulo, João Dória (PSDB).

BC independente
'Posto Ipiranga' de Bolsonaro e futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes arrancou do presidente eleito o compromisso de avançar o projeto que institui a independência do Banco Central, informa Lauro Jardim.
Editores, repórteres e colunistas do GLOBO ouviram especialistas para apresentar um panorama de como devem evoluir o governo de Jair Bolsonaro em 1o áreas: Política, Economia, Segurança, Saúde, Educação, Forças Armadas, Meio Ambiente, Política Externa, Sociedade e Cultura.
A eleição de Bolsonaro para o Planalto consolida um novo e poderoso clã na política nacional. A partir de janeiro, Jair, Eduardo e Flávio estarão na Presidência da República, no Senado e na Câmara dos Deputados.  Carlos, vereador no Rio, é o estrategista digital da família.
Confira a avaliação de Míriam Leitão, Lauro Jardim, Merval Pereira, Eduardo Oinegue, Ascânio Seleme, Flávia Oliveira, Bernardo Mello Franco e José Casado sobre o resultado das eleições de 2018.
Viu isso?
dias toffoli, presidente do stf
Em discurso de divulgação do resultado final da eleição, em que fez apelo à união e ao respeito à democracia
Moqueca do Rancho Português. Foto: Bárbara Lopes
Em cidades por todo o país, houve foguetório e comemoração pela vitória. O principal pólo de festejos foi a orla da Barra da Tijuca, onde fica o condomínio em que vive o presidente eleito. Assista ao vídeo.
Moqueca do Rancho Português. Foto: Bárbara Lopes
Fernando Haddad promete fazer oposição: "Sou representante de 47 milhões de brasileiros"
Petista não liga para Bolsonaro após a votação, pede para apoiadores não terem medo ou fugirem da luta. Ex-prefeito se firma como liderança no PT do ex-presidente Lula.
Moqueca do Rancho Português. Foto: Bárbara Lopes
Ex-juiz recebe 59,9% dos votos, prega união após ligar para Eduardo Paes, promete reestruturar as polícias e reafirma que vai encerrar acordo de recuperação fiscal do estado com a União.
Sem apoio de Geraldo Alckmin, e motivo de tensão e rupturas no PSDB, o ex-prefeito de São Paulo venceu a corrida para o Palácio Bandeirantes, numa das mais apertadas disputas da eleição para governador no país.
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.