EM QUARENTENA: Brasil tem recorde de mortes e de casos confirmados em 24 horas

E mais: posse de ministro, quarentena pelo mundo, MP do emprego
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
17 de abril de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias sobre a pandemia de coronavírus.

Boa leitura!
Novos recordes diários de mortes e infecções confirmadas mostram que a Covid-19 segue em aceleração no Brasil. Nas últimas 24 horas, o país registrou 3.257 diagnósticos, o que elevou o total de contágios para 33.682. O número de casos fatais subiu para 2.141, com 217 confirmações desde ontem.

O que está sendo feito: as medidas de isolamento social foram prorrogadas para até 10 de maio em São Paulo, estado onde a epidemia já provocou 928 mortes e 12.841 contágios. No município do Rio, que soma 64 casos fatais, a população será obrigada a usar máscaras nas ruas . O prefeito Marcelo Crivella anunciou que vai editar um decreto oficializando a medida.

Em foco: o Amazonas registrou nova morte de um indígena ligada ao coronavírus. Desde segunda-feira, o número de índios contaminados no país saltou de nove para 26.
Ao dar posse ao novo ministro da Saúde, Nelson Teich, o presidente Jair Bolsonaro repetiu críticas às medidas de isolamento social adotadas por governadores e defendeu a reabertura de estabelecimentos comerciais. “Essa briga de começar a abrir para o comércio é um risco que eu corro, porque, se agravar, vem pro meu colo”, afirmou. Bolsonaro pediu a Teich que adote posição ponderada: “Junte eu e o Mandetta e divida por dois”.

O que aconteceu: Teich assumiu o cargo sem anunciar nenhuma medida e pregando trabalho junto aos estados. Ele defendeu que é preciso ter mais informações sobre a evolução da epidemia e priorizou foco nas pessoas.

O que foi dito: o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta participou da cerimônia e desejou “sabedoria” ao sucessor. Hoje, o diretor da Organização Mundial da Saúde Michael Ryan agradeceu a Mandetta pelos serviços prestados “ao povo”.

Em paralelo: os ataques de Bolsonaro ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, provocaram uma união suprapartidária em defesa do deputado. Parlamentares manifestaram desconforto, e o Senado desistiu de votar a medida provisória do programa de emprego Verde e Amarelo. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, fez elogios a Maia.
Seis em cada dez pessoas no planeta estão sob ordem ou recomendação para ficarem confinadas em casa. As medidas de restrição à circulação atingem 4,5 bilhões de cidadãos de 110 países, como forma de resposta à pandemia do novo coronavírus, que superou hoje a marca de 150 mil mortes. Um terço dos óbitos foram registrados na última semana.

Em detalhes: a Organização Mundial da Saúde alertou para a propagação do coronavírus na África. O continente tem mil mortes e mais de 18 mil casos confirmados e, segundo a OMS, pode chegar a 10 milhões de contágios em até seis meses.

Aconteceu hoje: a cidade chinesa de Wuhan, marco zero da pandemia, revisou o número oficial de vítimas, somando mais 1.290 mortes. Ao todo, a metrópole contabiliza 3.869 casos fatais da Covid-19.
A angústia não é somente do médico à beira do leito, mas do cientista que trabalha na descoberta de novas terapias
NO BRASIL
33.682
CONFIRMADOS
2.141
MORTOS
NO MUNDO
2.224.426
CONFIRMADOS
153.177
MORTOS
Testagens imunológica e de RT-PCR devem ser feitas em momentos distintos e ter seus resultados interpretados por profissionais da saúde
8 notícias importantes do dia
Emprego: o STF manteve na íntegra a validade da MP que permite redução de salário e jornada de trabalhadores durante a epidemia. Acordos já firmados foram considerados legítimos.
Diplomados: governadores do Nordeste pediram ao Ministério da Saúde autorização para médicos formados no exterior atuarem no combate ao coronavírus. Estimativa é que existam 15 mil profissionais disponíveis.
Ameaças: pesquisadores da Fiocruz passaram a sofrer ataques nas redes sociais após resultados preliminares de pesquisa sobre a cloroquina.
Caso fatal: a estudante Kamilly Ribereiro, de 17 anos, vítima mais jovem da Covid-19 no Rio, foi tratada com cloroquina.
Vírus na prisão: o Rio registrou a primeira morte de um detento ligada à Covid-19. Ele tinha 73 anos. Outros presos foram isolados.
‘Orçamento de guerra’: o Senado aprovou PEC que divide os gastos regulares de despesas do combate à pandemia. Texto voltará à Câmara.
Ajuda financeira: a Caixa já pagou o auxílio de R$ 600 a 16,5 milhões de trabalhadores. O governo informou ter regularizado 13,6 milhões de CPFs, principal trava para o acesso ao benefício.
Balanço: o Ministério da Economia estima que as medidas anunciadas contra a crise somam R$ 1,168 trilhão.
Confira dicas que vão da limpeza de objetos de uso diário a precauções com a alimentação e a hidratação
LEIA MAIS EM MENOS LINHAS
Mudança no comando do ministério em meio à pandemia e intenção de Bolsonaro de reabrir fronteiras foram consideradas escandalosas no exterior
Mick Jagger e companhia participarão de megaevento virtual neste sábado. Já a banda de Roger Waters vai transmitir apresentações históricas
Documento reúne informações sobre as formas de contágio e os cuidados necessários. Clique aqui para recebê-lo no WhatsApp
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária sobre o novo coronavírus acesse esse link.