EM QUARENTENA: País tem pela 1ª vez mais de 200 mortes por Covid-19 em 24h

E mais: governadores infectados, ajuda internacional, festival global de música
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
14 de abril de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias sobre a pandemia de coronavírus.

Boa leitura!
O Brasil superou, pela primeira vez, a marca de 200 mortes ligadas ao novo coronavírus em um período de 24 horas. Com 204 novos óbitos, a lista de casos fatais chegou a 1.532 . O país contabiliza 25.262 diagnósticos confirmados, alta de 8% em relação ao dia anterior. O ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) atribuiu a taxa diária, considerada baixa, ao distanciamento social das últimas semanas: “A redução da mobilidade se presta para que a gente aumente nossa capacidade de atendimento”.

Mais detalhes: Roraima se juntou ao grupo de estados considerados em situação de emergência pelo Ministério da Saúde — Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. As sete unidades da federação têm incidência de casos 50% acima da média nacional. Veja os dados de cada estado.

Em paralelo: São Paulo, estado que tem 695 mortes e 9.371 casos confirmados, registrou novo recorde diário de mortes ligadas à pandemia, com 87 óbitos. Cinco hospitais do estado têm mais de 70% de leitos de UTI ocupados por pacientes infectados pelo coronavírus.
Os governadores Wilson Witzel, do Rio, e Hélder Barbalho, do Pará, foram infectados pelo novo coronavírus. Witzel anunciou o diagnóstico positivo em vídeo , em que afirmou que não se sente bem, teve febre e perda de olfato, e disse que continuará trabalhando. Também reforçou pedido pela adesão ao isolamento social. Já no Pará, Barbalho testou positivo no terceiro exame que realizou e disse não ter qualquer sintoma da Covid-19.

No Rio, os prefeitos Waguinho, de Belford Roxo, e Washington Reis, de Duque de Caxias, também estão infectados.

Em paralelo: o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, tornou obrigatório o uso de máscaras na cidade a partir de sexta-feira. A medida já havia sido implementada em outras cidades da Região Metropolitana de BH. Enquanto isso, no Tocantins, o governador Mauro Carlesse recomendou a flexibilização das políticas de isolamento social.
Principal aliado internacional do governo Jair Bolsonaro, os Estados Unidos avisaram que vão ajudar o Brasil nos esforços contra o coronavírus, mas só quando a crise em solo americano tiver arrefecido . A informação é do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeu. A jornalistas, ele disse desconhecer ação do governo americano para impedir o traslado de equipamentos ao Brasil. Este mês, o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e o governo da Bahia revelaram dois casos de negócios atravessados pelos americanos.

Em detalhes: os americanos têm o pior quadro da pandemia, com 598 mil contágios e 25 mil mortes. Em meio à crise, o país enfrenta disputa política entre o presidente Donald Trump e governadores sobre medidas de restrição. Hoje, chefes de Executivo estadual reagiram à declaração de Trump sobre retomada da economia:“Não temos um rei, temos um presidente”, afirmou Andrew Cuomo, de Nova York, ao dizer que não vai seguir as ordens da Casa Branca.
Conhecendo a realidade de nossas grandes cidades, a Covid-19 vai desnudar a exclusão social e a diferença de acesso aos serviços básicos
NO BRASIL
25.262
CONFIRMADOS
1.532
MORTOS
NO MUNDO
1.961.965
CONFIRMADOS
125.476
MORTOS
Hábitos saudáveis e manutenção de rotinas ajudam na redução da ansiedade e no combate à insônia
9 notícias importantes do dia
Renda básica: 831 mil trabalhadores receberam auxílio-emergencial de R$ 600 hoje, benefício que já alcançou 2,9 milhões de pessoas. Até sexta, estão previstos mais 5,8 milhões de depósitos.
Operação: o governo federal anunciou ação com 40 voos para importar 960 toneladas de máscaras da China. Gasto pode chegar a R$ 100 milhões.
Kits entregues: São Paulo recebeu 725 mil testes para o coronavírus. O governo estadual prometeu zerar a fila de exames na próxima semana.
Ciência: estudo vai avaliar a eficácia do uso de corticoide contra a Covid-19. Relatos sugerem melhora de lesões pulmonares.
Problemas no QG: falta água no hospital municipal Ronaldo Gazolla, referência contra o coronavírus no Rio, segundo parentes de pacientes.
Vitória de veterano: um ex-combatente da Segunda Guerra, de 99 anos, recebeu alta após oito dias de internação em Brasília.
Retomada lenta: a Itália, o primeiro país a impor confinamento na Europa, deu início à reabertura gradual de lojas.
Anistia na crise: a Turquia, que registra 65 mil infecções, vai libertar cerca de 90 mil presos. Ação não contemplará presos políticos.
Além do horizonte: a Fifa cogita permitir volta de seleções a campo apenas em 2021 e estuda adiar o novo Mundial de Clubes para 2022.
Entenda os testes sobre a eficácia contra o coronavírus de medicamentos já existentes e indicados para outras doenças
Mariana Carvalho, fisioterapeuta
Lauro Jardim e Fernando Gabeira analisam correlação de forças no governo e revelam informações sobre possível substituição do ministro
TV Globo, Globoplay e Multishow vão exibir o evento virtual ‘One World: Together At Home’ que vai reunir astros como Paul McCartney e Elton John
Documento reúne informações sobre as formas de contágio e os cuidados necessários. Clique aqui para recebê-lo no WhatsApp
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária sobre o novo coronavírus acesse esse link.