O Brasil superou, pela primeira vez, a marca de 200 mortes ligadas ao novo coronavírus em um período de 24 horas. Com 204 novos óbitos, a lista de casos fatais chegou a 1.532 . O país contabiliza 25.262 diagnósticos confirmados, alta de 8% em relação ao dia anterior. O ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) atribuiu a taxa diária, considerada baixa, ao distanciamento social das últimas semanas: “A redução da mobilidade se presta para que a gente aumente nossa capacidade de atendimento”.
Mais detalhes: Roraima se juntou ao grupo de estados considerados em situação de emergência pelo Ministério da Saúde — Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. As sete unidades da federação têm incidência de casos 50% acima da média nacional. Veja os dados de cada estado.
Em detalhes: os americanos têm o pior quadro da pandemia, com 598 mil contágios e 25 mil mortes. Em meio à crise, o país enfrenta disputa política entre o presidente Donald Trump e governadores sobre medidas de restrição. Hoje, chefes de Executivo estadual reagiram à declaração de Trump sobre retomada da economia:“Não temos um rei, temos um presidente”, afirmou Andrew Cuomo, de Nova York, ao dizer que não vai seguir as ordens da Casa Branca.