A Covid-19 é dez vezes mais mortal que a pandemia de H1N1 de 2009, afirmou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. A entidade pediu que países mantenham medidas de isolamento até ter a transmissão do coronavírus sob controle e estabeleceu seis critérios para a flexibilização das restrições.
Fique atento: a OMS também afirmou que o uso de máscaras como forma de proteção só é eficaz se fizer parte de estratégia abrangente, que inclui o isolamento social.
O Brasil chegou a 23.430 casos confirmados de Covid-19 e 1.328 mortes, e o Ministério da Saúde avalia que cinco estados, o Distrito Federal e doze capitais estão em situação de emergência por causa da doença, quando a taxa de incidência é 50% maior que a média nacional.
Em detalhes: apesar de São Paulo concentrar o maior número de notificações no país — são 8.895 casos e 608 mortes —, o Amazonas é o estado com o cenário mais grave, com 303 contágios por 1 milhão de habitantes. No estado paulista, a taxa está em 192. Entre as capitais, Fortaleza tem 573 casos por grupo de 1 milhão de pessoas. Veja em mapa os dados de cada estado.
Outro olhar: epidemiologistas estimam que o Brasil tem 225 mil casos de coronavírus que não foram notificados. Grupo, que envolve pesquisadores de instituições como a USP, a Fiocruz e a PUC-Rio, leva em conta a alta taxa da letalidade da doença no país e a falta de testes.
Em meio aos altos números de mortes — 118 mil em todo o mundo —, países mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus vislumbraram sinais de arrefecimento da crise sanitária. A Itália, que superou a marca de 20 mil casos fatais, registra queda no número de pacientes em terapia intensiva pelo décimo dia seguido. Em Nova York, cerne da epidemia nos Estados Unidos com mais de 10 mil mortes, está sendo identificada uma desaceleração dos casos. O governador do estado, Andrew Cuomo, declarou que “o pior ficou para trás”.
Vírus são resistentes, tem alta taxa de mutação e muito mais difíceis de combater que bactérias. O melhor que podemos fazer contra doenças virais é preveni-las
Quarentena em SP: o estado registrou 59% de adesão ao isolamento no domingo da Páscoa, mas ainda não atingiu a meta de 70% do governo estadual.
Obstáculo para o auxílio: a Receita Federal regularizou mais de 90 mil CPFs para concessão de R$ 600 a informais. Faltam cerca de 7 mil pedidos de trabalhadores.
Cortes no contracheque: depois de propor redução nos salários de funcionários, o presidente do Equador, Lenín Moreno, disse que vai cortar 50% de seus vencimentos.