Por que isso importa: a interiorização do vírus, mais forte no Sul e Sudeste, preocupa autoridades e prefeitos em razão da falta de estrutura hospitalar e leitos de UTI, da grande população, baixa renda e da concentração de idosos nas cidades menores. Para especialistas, o isolamento social mais rigoroso é a saída para preservar os habitantes e reduzir custos com saúde.
Outro ângulo: sem laboratórios, cidades pequenas têm encontrado dificuldade de ter acesso aos dados de seus pacientes. Os municípios dependem de dados de hospitais e laboratórios de referência nas cidades maiores.
O avanço da pandemia deu novos sinais de desaceleração em Itália, Espanha e Alemanha ao longo do fim de semana. Autoridades italianas e espanholas registraram novas quedas diárias no número de mortes, e os alemães, em novos infectados. A redução de notificações está ligada à adoção de medidas rígidas de isolamento imposta em março nos três países.
Panorama no mundo:a Covid-19 casou mais de 69 mil mortes. Cerca de 1,2 milhão de pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus. Os Estados Unidos contabilizam mais de 335 mil infecções.
Sou do grupo de risco, e há um grande debate sobre o que fazer com os velhos. Antes eles tinham valor porque concentravam a experiência; agora, com o Google, podem se livrar da gente com facilidade
Ambientalista autor de ‘Ideias para adiar o fim do mundo’ afirma que epidemia é resposta do planeta à destruição e que a única saída é mudar a sociedade