O ESSENCIAL: STF investiga organização de atos contra democracia

E mais: redes de saúde no limite, risco da obesidade, saúde de Kim Jong-un e aniversário da Rainha Elizabeth
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 22 DE ABRIL de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito para investigar a organização de atos contra a democracia, atendendo a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras. O magistrado considerou os fatos como “gravíssimos”: no último domingo, manifestantes pediram o fechamento do Congresso e da própria Corte.

Em detalhes: o presidente Jair Bolsonaro discursou na manifestação em Brasília, mas não foi incluído entre os alvos da apuração. Deputados federais, cujos nomes foram mantidos em sigilo, são suspeitos de envolvimento na organização dos atos.

Bastidores: o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e o ministro-chefe da Secretariade Governo, general Luiz Eduardo Ramos, recusaram o convite de Bolsonaro para acompanhá-lo à manifestação, revela o colunista Merval Pereira.

O que foi dito: após a decisão de Moraes, Aras declarou que a atenção à Constituição é “ainda mais importante em tempos de excepcionalidade”, referindo-se à crise provocada pela pandemia do coronavírus.

Reação: a força-tarefa da Lava-Jato se manifestou em defesa do fortalecimento das instituições. O grupo declarou, em nota, que a crise decorrente do coronavírus exige “compromisso com ações que reforcem a democracia”.
 
O Brasil atingiu o número de 43.079 casos do novo coronavírus e 2.741 mortes, e as redes de saúde de quatro estados — São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará — operam no limite de suas capacidades . Pernambuco chegou a 99% de ocupação dos leitos de CTI para pacientes com Covid-19, e o Ceará não tem mais vagas disponíveis. No município do Rio, 90% das vagas do SUS estão ocupadas.

O que está acontecendo: o Rio contabiliza 2.635 pacientes internados com síndrome respiratória em 2020, quantidade 43% superior a todas as internações pela doença no ano passado. No Amazonas, o colapso chegou ao sistema funerário, e Manaus está enterrando vítimas do coronavírus em valas comuns (foto). “O Amazonas pede socorro”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB).

Em detalhes: o Brasil vai receber 10 milhões de testes PCR, considerados os mais eficazes para diagnosticar o novo coronavírus. Kits serão doados pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Atingido pela pandemia, Bolsonaro meteu-se num negacionismo pueril e viu-se atirado ao olho de uma crise econômica que não mostra competência para administrar
Viu isso?
O escolhido do Planalto: o general Eduardo Pazuello deve ser nomeado hoje secretário-executivo do Ministério da Saúde.
Reabertura: dez estados já tomaram medidas para flexibilizar o isolamento social. Rio deve decidir amanhã critérios para a liberação.
Fuga no feriado: cinco banhistas, incluindo a mulher do deputado Luiz Lima, foram detidos na Praia de Copacabana, por desobedecerem a restrições à circulação.
Dinheiro no caixa: o BNDES pediu ao Ministério da Economia para suspender repasses a Tesouro em 2020 e 2021 e autorização para empréstimo de US$ 5 bilhões.
Vírus na Papuda: advogados cobram até R$ 900 reais de familiares por informações sobre detentos com coronavírus.
Jornalismo: o Brasil voltou a cair no ranking que mede a liberdade de imprensa. País ocupa a 107ª posição, atrás de Angola e Moçambique.
Pacote contra imigração: Donald Trump suspendeu por 60 dias a emissão de green cards, os vistos permanentes para viver nos EUA.
Sem festa: a Rainha Elizabeth comemorou 94 anos isolada no Castelo de Windsor, sem os rituais da monarquia, pela primeira vez em seu reinado.
À procura do ditador: a saúde de Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, tornou-se assunto de autoridades internacionais, depois que a CNN noticiou que ele está em estado grave após cirurgia.
Jerome Cadier, presidente da Latam
Lauro Jardim e Fernando Gabeira analisam a estratégia de Bolsonaro ao participar de atos em que manifestantes defendiam a intervenção militar
Ao contrário de estrelas do pop, cantora britânica lançou álbum em meio à pandemia e tem a única música internacional na lista de mais tocadas no Brasil
Italiano Paolo Giordano, autor de ‘A solidão dos números primos’, escreveu obra em seis dias: ‘Epidemias são emergências matemáticas’, diz
Estas são as principais notícias desta manhã.  Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.