O ESSENCIAL: Governo fará mapa de brasileiros já imunizados

E mais: reação a Bolsonaro, avanço da extrema pobreza, batalha na UTI
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 17 DE ABRIL de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
À medida que o coronavírus avança no país, e já responde por 2.462 mortes e 38.654 infecções, o Ministério da Saúde planeja mapear os brasileiros que já foram imunizados pela Covid-19 . O objetivo é obter dados para balizar a decisão sobre um relaxamento nas medidas de distanciamento social, quando isso for possível. Governadores de sete estados já definiram critérios para uma reabertura gradual da economia.

Entenda: um dos estudos é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas com o apoio do Ibope. Serão realizados testes rápidos de detecção de anticorpos em 99.750 pessoas de 133 cidades. Em paralelo, o IBGE vai monitorar, por telefone, 200 mil pessoas por três meses para saber se adoeceram ou não. Enquanto isso, o TeleSUS acompanha 300 mil pessoas e já realizou 5,2 milhões de atendimentos.

O que está acontecendo: a ocupação dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) por pacientes infectados pelo novo coronavírus se aproxima do colapso em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Amazonas. A cidade do Rio chegou a 94% de ocupação. Rio e São Paulo  preparam seus cemitérios para o esperado aumento no número de mortos.
 
A presença do presidente Jair Bolsonaro em um protesto em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, gerou reações de ministros do Supremo Tribunal Federal, parlamentares e governadores . Bolsonaro discursou e transmitiu pelas redes sociais o protesto, em que manifestantes fizeram demandas inconstitucionais, como o fechamento do Congresso e do STF e um novo AI-5, ato que marcou a fase mais violenta da ditadura militar. Além dos traços autoritários, o ato descumpriu medidas de distanciamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que foi dito: Bolsonaro discursou dizendo que não tem mais o que negociar. “Acabou a época da patifaria. É agora o povo no poder”, declarou.

Reação: o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que o Brasil luta contra “o vírus do autoritarismo”. O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, classificou o movimento como “assustador. Um grupo de 20 governadores divulgou nota para defender o Congresso. Senadores e deputados usaram as redes sociais para criticar o presidente. A atitude de Bolsonaro causou mal-estar na ala militar do governo.
Contrário ao isolamento social, presidente vai a manifestação em que é defendido golpe militar
O mundo continua um espaço onde bem e mal coexistem. O que nos favorece é a grande capacidade humana de se adaptar às novas situações
Viu isso?
Miséria: o Banco Mundial estima que 5,4 milhões de brasileiros devem entrar na extrema pobreza este ano por conta da pandemia. Com isso, deve chegar a 14,7 milhões o número de miseráveis no Brasil.
Ajuda: 40,5 milhões de trabalhadores se cadastraram na Caixa para receber o auxílio de R$ 600. Nove milhões já receberam o benefício.
Vírus entre nós: um terço da população adulta do país faz parte do grupo de risco da Covid-19. São 50 milhões de brasileiros.
Inteligência artificial: um aplicativo de celular vai identificar os locais de concentração da transmissão da Covid-19 no Rio.
Datafolha: 79% dos brasileiros são favoráveis a punições contra quem infringe as medidas de isolamento social, mostrou levantamento.
Quadro grave: o número de mortos nos Estados Unidos saltou de 30 mil para 40 mil em apenas quatro dias. Ao menos 7 mil mortes em casas de repouso estão ligadas ao coronavírus.
Casos fatais: a Europa passou a marca de 100 mil mortes. Itália, Espanha, França e Reino Unido têm 80% das notificações.
Ilha da Asma: Tristão da Cunha, arquipélago mais remoto do mundo, com 253 habitantes, se isolou ainda mais contra o vírus.
De Hamburgo, a jornalista Karina Gomes relata a trajetória do país europeu até as primeiras medidas de relaxamento de isolamento
Para ler com calma
Estrelas da música internacional, como Paul McCartney, se uniram em evento virtual no sábado. Milhares de brasileiros viraram a noite com sertanejos, e Roberto Carlos celebrou aniversário em sua estreia nos shows caseiros
Estas são as principais notícias desta manhã.  Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.