O ESSENCIAL: Brasil pode se beneficiar de pacote chinês contra Trump
E mais: Itamaraty reage à morte de brasileira na Nicarágua, e o futuro de Tite na seleção
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 25 DE JULHO DE 2018
O essencial da manhã
Medidas de estímulo à economia chinesa podem fortalecer demanda por produtos brasileiros
Olá, bom dia.
A guerra comercial entre Estados Unidos e China pode trazer benefícios ao Brasil. A resposta chinesa às sobretaxas impostas pelo presidente Donald Trump surpreendeu o mundo: um pacote de estímulo para proteger a economia. Na prática, deve manter a demanda por produtos como soja e outras commodities — destaques das exportações brasileiras.
A lista de medidas divulgadas inclui redução de impostos e incentivo ao investimento privado. O pacote foi bem recebido pelo mercado, que temia a desaceleração do crescimento chinês.
Indignação diplomática Em protesto pela morte da estudante brasileira Raynéia Lima na capital da Nicarágua, o Itamaraty chamou de volta a Brasília o embaixador Luís Cláudio Villafañe Gomes Santos. A embaixadora nicaraguense no Brasil, Lorena Del Carmen Martínez, também foi convocada a prestar esclarecimentos. A jovem estudava Medicina na capital Manágua.
Os planos de Ciro Em discurso com críticas ao Judiciário e ao Ministério Público, o pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) disse que é o único que pode tirar Lula da cadeia. Ele já havia afirmado que o país não teria paz enquanto o petista estiver preso.
Disputa pelo Palácio Guanabara No Rio, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) articula coligação com uma dezena de partidos, o que deve render a ele mais da metade do tempo de propaganda de TV. Enquanto isso, adversários tentam firmar alianças: Anthony Garotinho (PRP) confirma acordo com três siglas.
Semana da Literatura Quarta-feira é dia de literatura: a Festa Literária Internacional de Paraty começa às 20h, com Fernanda Montenegro e a pianista Jocy de Oliveira reunidas para lembrar a poeta Hilda Hilst, homenageada desta 16ª edição. Este ano, a redução no orçamento levou a Flip a adotar proposta intimista, com número menor de convidados.
Vidas ‘in vitro’ Há exatos 40 anos, nascia o primeiro "bebê de proveta" no interior da Inglaterra. Desde então, cerca de 8 milhões de pessoas vieram ao mundo graças às técnicas de fertilização 'in vitro', que hoje utiliza procedimentos difíceis de serem imaginados em 1978.
Mais quatro anos O técnico Tite e a Confederação Brasileira de Futebol chegaram a um acordo, e o comando da seleção brasileira será mantido. O editor de Esportes, Márvio dos Anjos, analisa o desafio do treinador: terá de zerar pactos com jogadores e resgatar Neymar.