O ESSENCIAL: Ex-empresário mais rico do país, Eike Batista é condenado a 30 anos de prisão

E mais: suspeita de retorno do sarampo no Rio após 18 anos; e Inglaterra e Suécia nas quartas de final da Copa
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 3 DE JULHO DE 2018

O dia em resumo


Participação em esquema de Sérgio Cabral rende
30 anos de prisão para Eike Batista


Olá, boa noite.

As investigações da Lava-Jato no Rio levaram à condenação do empresário Eike Batista a 30 anos de prisão. Ex-integrante da lista dos mais ricos do mundo, Eike foi considerado, pelo juiz federal Marcelo Bretas, culpado de corrupção por pagar propina milionária ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral e terá de pagar multa de R$ 53 milhões.

Tido como prodígio nos negócios, Eike viu seu império ruir nos últimos anos, até parar na prisão em janeiro do ano passado. Relembre a trajetória do empresário.

Cabral e sua mulher, Adriana Ancelmo, também foram condenados, mas tiveram as penas diminuídas. O juiz Bretas levou em consideração um gesto de colaboração do casal no processo.

Com seis condenações, o ex-governador soma 123 anos e 4 meses de prisão. Já Adriana coleciona quatro sentenças e 41 anos e 5 meses de reclusão.

Outros integrantes do esquema de Cabral também receberam penas da Justiça. Entre eles, o braço-direito de Eike, Flávio Godinho, que foi vice-presidente do Flamengo.

Cerco e morte no Rio
Acusado de disparar 11 vezes contra a ex-namorada, o corretor de imóveis Paulo Henrique Goulart se matou. Ele estava sob cerco da polícia, escondido na casa de amigos, e chegou a negociar rendição durante quatro horas. O delegado responsável pelo caso narrou a ação policial.

Ameaça viral
Médicos suspeitam que uma universitária de 20 anos, moradora de Copacabana, esteja infectada por sarampo. Se confirmado, será o primeiro caso no Estado do Rio depois de 18 anos. Para evitar eventual contágio, a secretaria de Saúde decidiu vacinar todos os colegas de faculdade da jovem.

Jogadores da Inglaterra comemoram a vitória nos pênaltis sobre a Colômbia. Foto: Christian Hartmann/Reuters

A Copa afunila
Inglaterra e Suécia ocuparam as últimas vagas das quartas de final da Copa da Rússia. Os ingleses levaram gol da Colômbia no último minuto de jogo, mas garantiram a classificação nos pênaltis, além da festa dos jornais do Reino Unido. Já os suecos usaram a arma do adversário: entregaram a bola para a Suíça e se fecharam na defesa.

Já na seleção brasileira, o atacante Douglas Costa está perto de voltar ao time. Mas a adversária do Brasil também tem suas armas: dois titulares da Bélgica falam português.

Viu isso?

O avanço da direita
Jair Bolsonaro (PSL) prepara a Cúpula Conservadora das Américas para impulsionar sua candidatura à Presidência. Quer rivalizar com o Foro de São Paulo.

Negócios parados
A Petrobras suspendeu a formação de parcerias na área de refino e a venda de sua participação em uma fábrica de fertilizantes. Justificou a medida citando decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, que proibiu a privatização de estatais sem o aval do Congresso. Analistas avaliam impacto sobre as ações da empresa.

Fronteira atlântica
Portugal debate se deve acabar com o visto de residência gold, que beneficiou 667 brasileiros em seis anos. Em outra frente, flexibilizou a regularização de estrangeiros, mesmo os que entraram ilegalmente no país.

Dias de agonia
Pressionada pela ameaça de novas inundações, a Tailândia cogita apressar o resgate do grupo de meninos encontrado em uma caverna. A expectativa inicial era levar meses para retirá-los, minimizando riscos que podem ser fatais. Com a possibilidade de novas chuvas, pensa num plano B



DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.