O ESSENCIAL: O que o bi da França significa para o futebol mundial

E mais: leis favorecem invasões e ampliam desordem urbana
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 16 DE JULHO DE 2018

O essencial da manhã


As lições do bicampeonato da França e o que vem por aí no futebol


Olá, bom dia.

A festa mundial da bola chegou ao fim, mas as emoções e as surpresas produzidas pela Copa do Mundo ainda vão dar o muito o que falar. Embalada pelo lema "liberdade, igualdade e fraternidade", a França conquistou seu bi com autoridade, em Moscou, com o 4 a 2 sobre a Croácia. Carlos Eduardo Mansur analisa como a seleção treinada por Didier Deschamps será lembrada no futuro. Veja o balanço do que deu certo e do que não foi tão bem assim no torneio. E confira como o Qatar já está investindo ainda mais pesado depois do sucesso do evento na Rússia.

Putin entre a gafe e o protesto
A falha na segurança que permitiu a invasão do gramado por manifestantes de grupo feminista, usando roupas de policiais, criou constrangimento para o presidente russo. Mais tarde, Putin gerou piada e memes pelo mundo quando foi o único a receber proteção de guarda-chuva, enquanto os presidentes da França, da Croácia e da Fifa enfrentavam temporal pouco antes da entrega da taça à seleção vencedora.

O croata Luka Modric. Foto: Franck Fife/AFP

Desordem urbana
Conhecida como "pantanal do Rio", por suas áreas alagadiças, rios e lagoas cercados de verde, a região de Guaratiba, Vargem Grande e Vargem pequena, na Zona Oeste do Rio, sofre com a ocupação desordenada. Alavancada pela força bruta da milícia, que atua na grilagem de terras, a indústria da construção clandestina está desfigurando a região. E o processo de ocupação encontra respaldo na política, com medidas aprovadas pela Câmara de Vereadores do Rio. 


Viu isso?

Eternamente no poder
O comando em 15 dos 35 partidos políticos existente no Brasil está na mão da mesma pessoa há pelo menos uma década ou desde a fundação, revela levantamento feito pelo GLOBO com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estudiosos do mundo político afirmam que essa prática mostra falta de democracia interna e controle da burocracia partidária por oligarquias.

 

Tchau, querido
Em carta, Sepúlveda Pertence diz ao ex-presidente Lula que está abandonando sua defesa. Segundo dirigentes petistas, o ex-ministro do STF entrou em rota de colisão com outros advogados do líder do PT, preso em Curitiba.

 

Aeroporto não decola
Com infraestrutura precária, o aeroporto de Macaé deixou de receber voos comerciais regulares, levando empresas da cadeia do petróleo a recorrer a ônibus e vans para transportar seus funcionários.  

 

Poesia no gogó
Fenômeno na internet, com mais de 150 milhões de visualizações de seus vídeos, o poeta Bráulio Bessa está lançando livro com os versos que conquistaram fãs como Milton Nascimento. O cearense tornou-se conhecido como o encantador de plateias do programa "Encontro com Fátima".

Alemanha contrata
Enquanto os países da União Europeia (UE) lacram suas fronteiras para evitar a entrada de refugiados, as empresas alemãs pagam headhunters para trazer talentos de outros países e preencher suas vagas. Com a economia aquecida e a população envelhecida, a Alemanha faz uma “caçada” à mão de obra qualificada. Estudo do Instituto de Pesquisa de Mercado de Trabalho alemão revela que há atualmente no país 1,1 milhão de empregos que não foram ocupados por falta de profissionais.

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.