O ESSENCIAL: Tratativas para alianças eleitorais fervem nos bastidores da política durante a Copa

E mais: prisões da Lava-Jato no Rio, e a volta do sarampo quase duas décadas depois
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 4 DE JULHO DE 2018

O essencial da manhã


Na parada da Copa, Alckmin estende a mão ao centrão e Bolsonaro avança por vice

Olá, bom dia.
 
A parada de dois dias na Copa da Rússia mostra os mais recentes movimentos do período pré-campanha eleitoral, em que as negociações para formatar candidaturas competitivas fervem nos bastidores da política. 

A Rede se empenha em construir alianças para Marina Silva, mas deixa em segundo plano as candidaturas nos estados. Companheiros das últimas eleições estão se afastando da presidenciável.

Geraldo Alckmin (PSDB) estende de vez a mão ao centrão. Em nome de uma ampla aliança, admite permitir que os partidos do baixo clero do Congresso indiquem seu vice.

A ofensiva tem resultado incerto. Além de Alckmin, líderes do centrão cogitam apoio a Ciro Gomes (PDT) e Álvaro Dias (Podemos). E o PR evoluiu a negociação com Jair Bolsonaro (PSL), informa o colunista Lauro Jardim.

Nome do MDB, Henrique Meirelles parte para o ataque contra adversários em vídeo, mas poupa Alckmin. E, da prisão, o ex-presidente Lula tenta manter ativa a mobilização por sua candidatura à Presidência.
 
Judiciário na pauta legislativa
Tramitam no Congresso pelo menos 50 propostas de emenda à Constituição que têm o Supremo Tribunal Federal como alvo, conta a colunista Lydia Medeiros. Na terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto que limita os poderes dos ministros do STF.


Lava-Jato na Saúde
Em nova fase das investigações de fraudes na Saúde do Rio, a Lava-Jato voltou a prender o empresário Miguel Iskin e outras 21 pessoas. A  operação mira um "clube do pregão internacional", que comandava desvio de dinheiro nas compras de remédios e equipamentos médicos.

Retorno do vírus
O número de casos suspeitos de sarampo no estado Rio subiu para quatro. Uma universitária de 21 anos teve resultado preliminar positivo, mas aguarda confirmação de diagnóstico. O Ministério da Saúde já alertou para surto da doença na Região Norte do país.
O goleiro Alisson no jogo contra o México. Foto: Emmanuel Dunnad/AFP

Brasil protegido
Seleção menos vazada da Copa junto com o Uruguai, o Brasil tem segredos para a defesa lapidados por Tite  ela começa no ataque. O resultado se vê nos números. Em quatro jogos, o goleiro Alisson fez apenas três defesas.
Viu isso?
Brecha no Gmail
O Google está sendo acusado de ter permitido que desenvolvedores de aplicativos lessem mensagens enviadas por pessoas pelo Gmail. Mais de oito mil e-mails teriam sido expostos a terceiros. A empresa alega que os próprios usuários teriam concedido permissão.
Administração sob consulta
O presidente eleito do México prometeu realizar um referendo na metade de seu governo para definir se continua ou não à frente do país. Andrés Manuel López Obrador também mandou mensagens claras ao mercado financeiro.
Ecos da ditadura
Nove militares reformados foram sentenciados a 15 anos de prisão no Chile. A Justiça chilena considerou o grupo culpado por assassinar o músico Víctor Jara, com 44 tiros, dias depois do golpe de Pinochet, em 1973.

Produção nacional
Diretora do Théâtre du Soleil, um dos ícones do teatro atual, a francesa Ariane Mnouchkine prepara no Rio uma comédia musical com 15 atrizes brasileiras. A peça “As comadres” já tem data para estrear na cidade.
Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.