O ESSENCIAL: No Rio, 182 mil mulheres são ameaçadas

E mais: Palocci vai entregar arquivos de consultoria; e o risco de novos casos de pólio no país
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 3 DE JULHO DE 2018

O essencial da manhã


Em quatro anos, 182 mil mulheres registraram ameaças em delegacias do Rio

Olá, bom dia.

A história da jovem baleada pelo ex-namorado em Jacarepaguá expôs a vulnerabilidade das mulheres no Rio. Duas em cada três pessoas que denunciam ameaças de crimes no estado são do sexo feminino.

Entre janeiro de 2014 e dezembro de 2017, foram 182.872 registros entre mais de 278 mil casos denunciados. Levantamento feito pelo GLOBO com dados obtidos via Lei de Acesso à Informação detalha quem são as vítimas e a relação com os agressores. 

A Justiça tem concedido medidas protetivas a quem registra ameaças. O número saltou 50% entre 2016 e o ano passado. Mas defensores dos direitos das mulheres alertam para recorrentes casos de descumprimento, como o do ex-companheiro que baleou a jovem de Jacarepaguá.

Proteção reduzida
O Ministério da Saúde está preocupado com a possibilidade de novos casos de pólio no Brasil. Apesar de o país estar livre da doença desde 1990, a cobertura vacinal caiu a 50%, nível bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, em 312 cidades de 24 estados. Cinco municípios são do Rio.
Neymar e Willian contra o México. Foto: Fabrice Coffrini/AFP

O ‘X’ do ataque
Três jogadores formaram o eixo da seleção brasileira diante do México. A análise estatística feita por Alessandro Alvim e Daniel Lima mostra como Willian mudou seu posicionamento em campo e se tornou o atleta com mais posse de bola no time.

Últimos jogos das oitavas
A Colômbia quer repetir o feito de 2014 e chegar às quartas de final da Copa. Precisa vencer, nesta terça-feira, às 15h, a Inglaterra, adversária da geração colombiana de 1990, com Higuita e Valderrama. No outro jogo, um duelo de zebras: Suíça e Suécia se enfrentam às 11h. Uma delas seguirá galopando.
Os gigabytes de Palocci
Advogados de Antonio Palocci prometem entregar, nos próximos dias, à Polícia Federal, arquivos digitais da consultoria do ex-ministro. O material, que detalha negociatas com empresas, é parte do acordo de delação firmado com a PF e passo fundamental para as aspirações de Palocci de sair da cadeia.
Viu isso?
Década perdida
O Brasil tem 225 mil pedidos de patente na fila de espera do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). A lentidão do processo, que dura em média dez anos, tem levado brasileiros a buscar aprovação nos Estados Unidos. E esse gargalo é apenas um dos freios para a inovação no país.
Os homens do presidente
O novo governo do México terá maioria no Congresso. Sete em cada dez deputados e mais da metade dos senadores apoiam o presidente eleito, Andrés Manuel López Obrador. Mas analistas temem que o feito turbine a radicalização política.
Retorno heróico
Aos 60 anos, Michelle Pfeiffer está de volta aos filmes de super-herói, depois de eternizar a “Mulher-Gato”, no “Batman” de 1992. Ela participa da sequência de “Homem-Formiga”, que estreia nesta quinta, com uma nova Vespa e pistas sobre "Vingadores: Guerra Infinita". 

 


DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.