O ESSENCIAL: Crivella consegue evitar pedido de impeachment no Rio

E mais: Lula é absolvido em processo da Lava-Jato; e o efeito do árbitro de vídeo na Copa
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 12 DE JULHO DE 2018

O dia em resumo


Manifestantes protestam contra o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), em frente à Câmara dos Vereadores. Foto: Gabriel Monteiro/Agência O Globo

Vereadores do Rio rejeitam abrir processo de impeachment de Crivella


Olá, boa noite.

Vinte e nove vereadores do Rio sepultaram o pedido de abertura de processo de impeachment de Marcelo Crivella (PRB). O resultado — fruto de rápidas articulações nos bastidores — mantém o prefeito à frente do Executivo municipal.

Marcada pela tensão, a sessão ocorreu com galerias lotadas, torcidas contra e a favor do prefeito e manifestação do lado de fora do Palácio Pedro Ernesto.

A costura do apoio a Crivella envolveu o MDB, partido desgastado pelas denúncias envolvendo o ex-governador Sérgio Cabral na Operação Lava-Jato. Quatro vereadores da legenda votaram a favor do prefeito, e um se absteve.

Passada a batalha no Legislativo, o prefeito tem pela frente investigações do Ministério Público. A promotoria apura se Crivella promoveu demissão em massa na prefeitura para contratar pessoas ligadas à sua igreja evangélica

E, em ação já apresentada à Justiça, o MP diz que a Igreja Universal usou escolas municipais para “atendimento espiritual”

A primeira vez de Lula
O ex-presidente Lula e mais seis pessoas foram absolvidos da acusação de obstrução de justiça. A decisão é da Justiça federal do Distrito Federal. É a primeira sentença favorável ao petista em um processo da Lava-Jato.

Aposta em pautas-bomba
Às vésperas da campanha eleitoral, o Congresso aposta em pautas-bomba: derrubou a proibição de aumento de salário para servidores em 2019 e mudanças na Lei das Estatais. A colunista Míriam Leitão avalia que as decisões inviabilizam o próximo governo.

Viu isso?

Efeito VAR
Principal novidade da Copa da Rússia, o árbitro de vídeo pode ter influenciado a quantidade de gols de bola parada no torneio. Um grupo de estudos da Fifa avalia se a tecnologia mudou o comportamento dos jogadores.

O prejuízo CR7
Funcionários da Fiat entraram em greve por causa da chegada de Cristiano Ronaldo ao time da Juventus. A montadora vai ajudar a pagar o salário do craque. A paralisação provocou queda das ações do grupo: o prejuízo foi de R$ 5,7 bilhões. 

Resgate da cidadania
Quatro jovens do grupo resgatado em caverna da Tailândia são apátridas — ou seja, não têm qualquer nacionalidade. Suas famílias são de uma região da fronteira com Mianmar, e eles não são considerados cidadãos. Autoridades, no entanto, pretendem mudar a situação deles.

Em maus lençóis
A prisão de uma atriz pornográfica movimenta o noticiário dos Estados Unidos. Stormy Daniels, que afirma ter tido caso extraconjugal com o presidente Donald Trump, foi detida durante uma performance em um clube de strip-tease em Ohio. Foi acusada de ter tocado clientes “de maneira sexual”.

Como era antes
A mudança na direção da Escola de Artes Visuais do Parque Lage sofreu uma reviravolta. Indicada para assumir a gestão, Dinah Guimaraens desistiu do cargo. Um movimento de artistas pressionou pela permanência de Fabio Szwarcwald. E o governo estadual voltou atrás.

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.