O ESSENCIAL: Oposição consegue assinaturas para criar CPI contra Crivella
E mais: assalto a van escolar, protestos contra Trump e o 3º lugar da Copa
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 13 DE JULHO DE 2018
O dia em resumo
Vereadores se unem para instaurar CPI e apurar fraudes no atendimento de saúde do Rio
Olá, boa noite.
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), conseguiu evitar a abertura de um processo de impeachment, mas terá de enfrentar uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Vereadores da oposição conseguiram as 17 assinaturas necessárias para criar a CPI do Sistema de Regulação.
O Sisreg está no centro da polêmica que atinge a administração de Crivella desde que O GLOBO revelou as promessas de facilidades no atendimento de saúde feitas pelo prefeito a líderes evangélicos.
A comissão quer investigar se houve ou não fraude no sistema que regula as filas de espera no município. Em maio e junho do ano passado, 40 mil consultas e cirurgias disponíveis no sistema não foram marcadas, mesmo com quase 200 mil pessoas na fila.
Vereadores querem criar ainda a CPI da Márcia — a assessora designada por Crivella para atender aos pedidos dos religiosos — e a CPI da Isenção do IPTU — outra facilidade prometida pelo prefeito no encontro.
Gilmar x Gilmar A Procuradoria-Geral da República tem usado argumentos do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, para tentar reverter decisões tomadas... pelo próprio Gilmar. A estratégia tem sido utilizada em processos da Lava-Jato do Rio.
Pressão para todo lado Aliados do governo que quiserem apoiar Ciro Gomes (PDT) na disputa pela Presidência devem deixar seus cargos. Esse foi o recado do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB). Mas os caciques dos partidos que negociam aliança desdenharam da ameaça.
Da Rússia para o mundo... Depois de dois dias sem jogos, Bélgica e Inglaterra voltam a campo, às 11h de sábado, para decidir o terceiro lugar da Copa da Rússia. Mas engana-se quem pensa que a partida não vale nada. Os belgas podem engordar suas contas bancárias em alguns milhões caso vençam.
‘Bebê Trump’ nas ruas de Londres Por falar em Trump, o presidente dos EUA enfrenta protestos no Reino Unido, onde se encontrou com a primeira-ministra Theresa May. Durante a reunião, um jornal britânico divulgou críticas de Trump a May. O americano chamou a própria entrevista de “fake news”.