O ESSENCIAL: Crivella é alvo de pedidos de impeachment por promessas a pastores

E mais: sarampo confirmado no Rio, e o resgate de meninos na Tailândia
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 9 DE JULHO DE 2018

O dia em resumo


Reunião secreta provoca pedidos de impeachment de Crivella, e vereadores querem interromper recesso


Olá, boa noite.

A reunião secreta com líderes religiosos resultou em três pedidos de impeachment do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB). Eles foram protocolados nesta segunda-feira, cinco dias após o evento no Palácio da Cidade, revelado pelo GLOBO.

Os pedidos questionam as promessas feitas por Crivella aos evangélicos: facilidades para marcação de cirurgias e ajuda na resolução de problemas no pagamento do IPTU.

Na Câmara municipal, vereadores se movimentam para interromper o recesso parlamentar. Querem que o presidente da Casa, Jorge Felippe (MDB), convoque uma reunião extraordinária. 

Além do impeachment, parlamentares do PSOL pretendem levar o caso à Justiça. A ofensiva contra o prefeito começou com uma representação apresentada ao Ministério Público estadual, pedindo investigação das benesses prometidas a membros de igrejas evangélicas.

Enquanto isso, Crivella teve a primeira baixa na equipe após o episódio. A subsecretária de Comunicação, Inni Vargas, pediu exoneração.

O sarampo voltou
O Rio confirmou dois casos de sarampo no estado. Os pacientes diagnosticados são estudantes de Direito da UFRJ. Para conter o vírus, autoridades de saúde vacinaram 573 pessoas na faculdade. Já são mais de 400 casos no país somente este ano.

Lula na gangorra
O vaivém de decisões judiciais sobre Lula levou à nova decisão do desembargador João Pedro Gebran Neto para manter o ex-presidente preso e cancelar possível investigação contra o juiz Sergio Moro.

Em Brasília, a Procuradoria-Geral da República tenta dar fim à confusão: quer que apenas o Superior Tribunal de Justiça se manifeste sobre os pedidos de liberdade do ex-presidente. Enquanto isso, o PT se prepara para uma guerra de recursos.

‘Delação’ empresarial
O governo federal fechou acordo de leniência com a Odebrecht. Para reparar atos descobertos pela Lava-Jato, a empreiteira terá de devolver R$ 2,7 bilhões aos cofres públicos. O prazo concedido é longo: 22 anos. Em troca, o entendimento permite que a empresa continue a assumir contratos com o poder público.

Viu isso?

Projeções revistas
A inflação deste ano deve ser mais alta (4,17%) do que o esperado, e o crescimento da economia brasileira (1,53%), mais baixo. Essas são as novas projeções do Boletim Focus, do Banco Central, que compila os cenários desenhados pelas instituições financeiras.

Ambulâncias levam ao hospital dois jovens resgatados de caverna na Tailândia. Foto: Soe Zeya Tun/Reuters

Vidas salvas
Mais quatro meninos foram retirados da caverna Tham Luang, na Tailândia, elevando para oito o número de jovens resgatados. Todos foram levados para um hospital, mas os pais ainda não sabem quem foi salvo. A ação foi novamente interrompida durante a noite. Quatro garotos e o treinador deles ainda aguardam as equipes de salvamento.

Pressão pelo Brexit
As negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia levaram à terceira renúncia no primeiro escalão britânico em dois dias. Boris Johnson deixou o Ministério do Exterior em protesto contra as concessões feitas pelo gabinete da primeira-ministra, Theresa May.

O ‘título’ da Argentina
Eliminada pela França nas oitavas de final da Copa, a Argentina deixou a Rússia campeã... em multas. A federação argentina foi punida pela Fifa por briga de torcedores dentro de estádio e pela violência dos jogadores em campo.

 

DA REDAÇÃO 

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.