O ESSENCIAL: Como a trégua comercial entre EUA e União Europeia pode atrapalhar o Mercosul

E mais: prefeitura e Cedae disputam esgoto no Rio; no futebol, Fluminense vence, Vasco perde, e Flamengo empata
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 26 DE JULHO DE 2018

O essencial da manhã


EUA e União Europeia anunciam trégua na guerra comercial que pode esfriar acordo do Mercosul


Olá, bom dia.

Os Estados Unidos e a União Europeia estabeleceram uma trégua que manterá em suspenso a aplicação de novas tarifas comerciais enquanto negociam. Na pauta das tratativas, estão a redução de barreiras sobre produtos e serviços químicos e médicos, a compra de soja e gás natural americano e a reforma da Organização Mundial do Comércio.

O acordo pode trazer benefícios ao Brasil no curto prazo. Analista avaliam que a trégua reduz a percepção de risco no mercado internacional e deve frear a valorização do dólar. Antes mesmo do anúncio, a cotação da moeda fechou em queda. E a Bolsa de São Paulo se recuperou.

Porém, no longo prazo, há riscos para a negociação de acordo entre o Mercosul e o bloco europeu. Especialistas temem que o Brasil se isole comercialmente.

Além disso, a tensão entre o governo de Donald Trump e a China permanece. A colunista Míriam Leitão explica que a disputa entre os dois países cria péssimo ambiente para o fim da crise no Brasil.

Briga pelo esgoto
A prefeitura do Rio e a Cedae travam disputa pelo saneamento de 19 bairros da Zona Oeste, incluindo Barra e Recreio. O prefeito Marcelo Crivella quer privatizar o serviço, por meio de parceria público-privada, alegando redução de custos. Mas a concessionária afirma ter contrato em vigor até 2057 e promete recorrer à agência reguladora e ao Ministério Público.

Procura-se um vice
Diante de sinais de recusa do empresário Josué Gomes, Geraldo Alckmin (PSDB) se reuniu com líderes do centrão — que não se entendem — para discutir indicação para o posto de vice em sua chapa. Eles devem anunciar apoio ao tucano na manhã desta quinta-feira. Jair Bolsonaro (PSL) também busca um companheiro de chapa, agora, no PROS.

Viu isso?

Pressão por respostas
O governo brasileiro cobra rigor da Nicarágua no esclarecimento da morte da estudante pernambucana Raynéia Lima. As informações fornecidas até o momento foram consideradas insuficientes. O país vive cotidiano de violência há cem dias. Moradores da capital Managuá relataram ao GLOBO como está a vida por lá, com a presença de paramilitares mascarados e intimidação nas ruas.

A atriz Fernanda Montenegro durante abertura da Flip. Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo

Lugar de falas
Fernanda Montenegro e a pianista Jocy de Oliveira emocionaram o público na abertura da Flip, que continua até domingo. Nesta quinta, destaque para o debate entre o diplomata Gustavo Pacheco e Sérgio Sant'Anna. Além da programação oficial, Paraty tem recorde de eventos paralelos: são 22 espaços  com atrações culturais. Um deles é a Casa de Não Ficção Época & Vogue, que promoverá discussões sobre política e questões contemporâneas.

Sagas cariocas 
Três times cariocas entraram em campo na quarta-feira, mas só o Fluminense comemorou. A vitória sobre o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, faz o time ultrapassar, temporariamente, o Vasco, que jogou pela Sul-Americana – foi derrotado pela LDU. Já o Flamengo vê a liderança da Série A ameaçada após empate com o Santos.


 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.