Mais da metade das unidades está em situação precária: há problemas nos prédios ou falta estrutura para receber alunos em sala de aula em 57,4% das escolas vistoriadas.
Ficar dentro de sala, aliás, é um desafio. No ano passado, foram 1.576 tempos sem aula por semana — média de 8,2 por escola.
Crivella terá 30 dias para responder aos questionamentos do órgão. A prefeitura não se manifestou. O tribunal de contas ainda vai julgar relatório que indica déficit de R$ 1,6 bilhão nas contas de 2017 do prefeito.
Ausentes na chamada O custo de impedir meninas de estudar é de até US$ 30 trilhões. O cálculo é do Banco Mundial e representa a renda e produtividade perdidas ao longo da vida. A cifra se torna astronômica porque 132 milhões de meninas estão fora de sala de aula no mundo.
Êxodo universitário Estudar em Portugal é a realidade de 12.200 brasileiros — número que já corresponde a 29% dos universitários estrangeiros no país. Mas o preço é alto: as mensalidades são mais caras para quem não é da União Europeia, e os valores de aluguéis de imóveis estão em ascensão.
Cadê o craque? À espera da final, torcedores ainda aguardam um candidato indiscutível à Bola de Ouro, o troféu de melhor jogador da Copa da Rússia. O GLOBO lista os cinco mais cotados: um deles é o croata Luka Modric.
À espera de registro A reforma trabalhista acabou com a contribuição sindical obrigatória, mas não freou a criação de novos sindicatos. Há dois mil pedidos de registro no Ministério do Trabalho. Diante de denúncias de irregularidades, o novo ministro, Caio Vieira de Mello, suspendeu as autorizações.
Vaquinha não autorizada Apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) estão usando um mecanismo indireto para arrecadar doações e promover seus pré-candidatos à Presidência na internet. O TSE acendeu o alerta.
Justiça não tem lado Em artigo escrito para O GLOBO, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, defende a isenção de magistrados: “É dever constitucional do juiz manter-se distante de disputas político-partidárias e das paixões que lhes são próprias”.
100 anos de Bergman Dois documentários estreiam no Brasil neste sábado para celebrar o centenário de nascimento de Ingmar Bergman, mestre sueco do cinema e do teatro, o único a ganhar a Palma das Palmas do Festival de Cannes e que até hoje permanece um enigma.