O ESSENCIAL: Surto e suspeita de sarampo ocorrem após freio em vacinação no país

E mais: carros de Romário são apreendidos; e a seca de gols de Gabriel Jesus
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 5 DE JULHO DE 2018

O essencial da manhã


Vacinação contra sarampo em Roraima. Foto: Jorge William/Agência O Globo

Vacinação contra sarampo é insuficiente em 25 estados e DF, e ministério planeja campanha nacional

Olá, bom dia.
 
O surto na Região Norte e as suspeitas de casos no Sul e Sudeste revelaram que a cobertura da vacinação contra o sarampo no Brasil está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde para eliminar a doença. Há dois anos, o vírus havia sido considerado erradicado no país.

Mas, no ano passado, apenas um estado alcançou a meta de vacinação, de 95% na segunda dose da vacina: o Ceará. 

O resultado não demorou a aparecer. Nos últimos seis meses, Amazonas e Roraima registraram 2.509 notificações de sarampo — 465 foram confirmados até agora. Na quarta-feira, o Ministério da Saúde confirmou um caso no Rio Grande do Sul. E o Rio investiga 17 suspeitas.
 
Preocupado, o ministério planeja uma campanha nacional para mobilizar a população a se vacinar. Mesmo quem tomou a vacina na infância e tem mais de 26 anos provavelmente precisará de mais uma dose para elevar a proteção. 
A eleição segundo o PIB
Sabatinados por empresários da indústria, Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) causaram desconforto na plateia ao criticar a reforma trabalhista, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Boslonaro (PSL) receberam aplausos.
Sinal verde para venda
A Câmara dos Deputados aprovou projeto que viabiliza a privatização das distribuidoras da Eletrobras, como queria o governo. Mesmo assim, a proibição imposta pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF, deixa incertezas sobre a licitação.

Freio na dívida
A Justiça do Rio apreendeu dois carros do senador Romário (Podemos-RJ), avaliados em cerca de R$ 500 mil. Eles serão usados para quitar parte das dívidas do parlamentar.
Ilha no mapa da milícia
Uma ação contra milícia, que envolveu policiais em lanchas e jet skis, prendeu 30 pessoas na Barra da Tijuca, doze delas na Ilha da Gigóia. O local, usado para crimes como extorsão e grilagem, é símbolo do crescimento urbano desordenado.

Viu isso?
O peso da 9
A seca de gols de Gabriel Jesus pressiona o técnico Tite a mudar o comando do ataque brasileiro. Do banco de reservas, Roberto Firmino aproveitou melhor seu tempo em campo. As estatísticas ajudam a explicar a diferença entre os dois atacantes.
As ideias de Trump
O presidente Donald Trump surpreendeu o alto escalão do governo dos Estados Unidos com a ideia de invadir a Venezuela, segundo a agência de notícias Associated Press. Chefes de estado latino-americanos chegaram a ser consultados. 

Tailândia contra as chuvas
A Tailândia apressou o resgate dos 12 meninos e do treinador de futebol de uma caverna inundada. Com previsão de chuvas intensas a partir de sexta-feira, os garotos estão sendo treinados para fazer uma travessia submersa.
DA REDAÇÃO
Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.