O ESSENCIAL: Câmara do Rio marca debate de pedidos de impeachment de Crivella

E mais: Tailândia conclui resgate e coloca jovens em quarentena; e a França está na final da Copa
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 10 DE JULHO DE 2018

O dia em resumo


Câmara do Rio convoca sessão para analisar pedidos de impeachment de Crivella, e prefeito recompõe base


Olá, boa noite.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), tem pressa. Quer sepultar, ainda esta semana, os três pedidos de impeachment apresentados contra ele por causa das promessas de facilidades feitas a líderes evangélicos.

Quem comanda a operação é o secretário da Casa Civil, Paulo Messina, que na semana passada havia pedido demissão, mas recuou. Agora, ele organiza a base na Câmara dos Vereadores.

Os próprios aliados de Crivella solicitaram a convocação de sessão extraordinária para barrar os pedidos. Foi uma demonstração de força. A oposição já conseguiu as assinaturas necessárias para interromper o recesso parlamentar, e a sessão foi marcada para quinta-feira, às 14h.

Ao mesmo tempo, o prefeito começou a promover mudanças no segundo escalão da administração municipal e exonerou assessores indicados por parlamentares.

Vida fora da caverna
Mergulhadores concluíram o resgate dos 12 meninos e do treinador de futebol presos há 17 dias em uma caverna na Tailândia. A operação durou três dias. Agora, eles ficarão em quarentena. Autoridades decidiram adotar cuidados especiais com os jovens, incluindo uso de óculos escuros.

O francês Umtiti comemora o gol da vitória da França sobre a Bélgica. Foto: Lee Smith/Reuters

Avanço francês na Rússia
A França está na final da Copa da Rússia. Eliminou a Bélgica, carrasco do Brasil, por 1 a 0. O gol do volante Umtiti encheu os franceses de esperança: cria coincidências com o desempenho de 20 anos atrás, quando chegaram à decisão e derrotaram a seleção brasileira.

Solução para turistas
Comprar dólar durante período de instabilidade da moeda ganhou uma facilidade: casas de câmbio estão aceitando cartão de crédito na negociação. A medida ajuda quem não se planejou. Algumas agências pretendem oferecer parcelamento aos clientes. Nesta terça-feira, a cotação da moeda caiu quase 2%.

Viu isso?

Tribunal de batalha
A guerra de decisões sobre a prisão do ex-presidente Lula será investigada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão vai apurar as condutas dos desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto e do juiz Sergio Moro. 

Mas o assunto não se esgotou: uma “avalanche” de pedidos de habeas corpus em favor de Lula chegou ao Superior Tribunal de Justiça. Um deles já foi negado pela presidente do STJ, que desautorizou o magistrado plantonista. Enquanto isso, o PT definiu calendário para manter o ex-presidente em evidência.

Conversas secretas de Bill e Steve
A Polícia Federal descobriu conversas secretas do empresário Joesley Batista sob o codinome “Bill”. Por meio de um celular apreendido, rastreou diálogos com “Steve”. Agentes suspeitam que o interlocutor era o ex-ministro Guido Mantega.

O cantor Nego do Borel no clipe 'Me solta'. Foto: Reprodução

Vai, malandro
Nego do Borel está dando o que falar. A ousadia do cantor no clipe “Me Solta” — em que ele interpreta a personagem Nega da Borelli e protagoniza um beijo gay — provocou “curto circuito” nas redes sociais e recebeu até críticas da comunidade LGBT. O repórter Leonardo Lichote analisa as contradições do funkeiro.

 

DA REDAÇÃO


 
Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.