O ESSENCIAL: Ciro oficializa candidatura com aceno à esquerda

E mais: mercado reage ao acordo de Alckmin, e Bolsonaro 'namora' Janaína Paschoal para vice
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

RIO, 20 DE JULHO DE 2018

O dia em resumo


Ciro Gomes é lançado candidato do PDT à Presidência. Foto: Marcelo Camargo/AFP

Após perder batalha pelo centrão, Ciro se lança em busca de partidos de esquerda


Olá, boa noite.

Começou a temporada das convenções partidárias. O PDT oficializou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, e o PSC lançou o economista Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do BNDES.

Ao discursar como candidato, Ciro fez um aceno à esquerda: prometeu cuidar dos mais pobres e se colocou como herdeiro político do ex-presidente Lula. Em análise, Leandro Loyola explica a estratégia para atrair PSB, PCdoB e, quem sabe, o PT.

O gesto ocorre depois de perder para Geraldo Alckmin (PSDB) a batalha pelo apoio do blocão de partidos de centro. No entanto, o principal trunfo do tucano com o acordo — maior tempo de propaganda na TV — não deu a vitória ao PSDB em outros anos.

No domingo, o PSL vai confirmar a candidatura de Jair Bolsonaro. Ele afirmou ao GLOBO que espera anunciar como vice a advogada Janaína Paschoal, autora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff. Antes, precisa lidar com nova polêmica: um vídeo no qual ensina uma criança a fazer gesto de uma arma com as mãos.

Reação do mercado
As novidades do cenário eleitoral provocaram forte queda do dólar. A cotação da moeda reagiu ao acordo entre Alckmin e o centrão com queda de 1,87% e fechou a R$ 3,774, o menor valor desde 21 de junho. Especialistas analisam se o bom humor do mercado pode durar.

Disputa pelo Rio
No Rio, o PSOL oficializou a candidatura ao governo do vereador Tarcísio Motta, que recebeu 700 mil votos em 2014. Ele deu mostras de que vai manter ataques ao ex-prefeito Eduardo Paes. Pré-candidato pelo DEM, Paes terá como vice deputado federal do PR.

Portas fechadas
A Cidade de Deus não tem mais uma Unidade de Polícia Pacificadora. Depois de sete anos, a UPP foi extinta pela Secretaria estadual de Segurança — é a quarta a ser encerrada desde o início da intervenção federal; outras oito deverão ter o mesmo destino. Os policiais serão divididos em companhias no bairro e na Praça Seca.

Viu isso?

Aumento de mortes
Gripe foi a causa da morte de 839 pessoas no país entre janeiro e julho, quase 200% a mais do que o mesmo período do ano passado. O Ministério da Saúde teve dificuldades para cumprir a meta de vacinação: o que havia sido feito em três semanas em 2016, levou três meses agora. Três estados não atingiram a cobertura ideal, entre eles, o Rio.

Conversa secreta
Donald Trump foi gravado pelo próprio advogado antes de se eleger presidente dos Estados Unidos. O áudio foi encontrado pelo FBI e trata de pagamentos a Karen McDougal, ex-modelo da Playboy que alega ter mantido caso extraconjugal com Trump. Promotores investigam se isso viola leis federais de financiamento de campanha.

O que pensa o craque
Duas semanas após a eliminação do Brasil na Copa da Rússia, Neymar resolveu falar: defendeu seu estilo de jogo e disse que está acostumado a ser cobrado. E garantiu que “o luto já passou”.

 

DA REDAÇÃO

Newsletters O Globo

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS ›

Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 2534-4383 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.