O ESSENCIAL: Bolsonaro diz que democracia só existe se Forças Armadas quiserem

E mais: protagonista do vídeo, cerco a Maduro, Imposto de Renda e 'Capitã Marvel'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 7 de MARÇO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Uma frase do presidente Jair Bolsonaro sobre as Forças Armadas repercutiu mal no Congresso e levou o vice-presidente Hamilton Mourão a relativizar o episódio. Bolsonaro disse que democracia e liberdade só “existem quando as Forças Armadas querem”.

O que aconteceu: a declaração fez parte de discurso, de quatro minutos, durante cerimônia do 211° aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, no Rio. No pronunciamento, o presidente cumprimentou quem “respeita a família” e quer “aproximação com países que têm ideologia semelhante à nossa”.

Repercussão: Mourão disse que Bolsonaro foi mal interpretado e que não via a declaração como ameaça. No Congresso, parlamentares avaliaram a fala como “inapropriada” e “insensata”. Aliados defenderam o presidente.

Horas depois, Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo ao lado de dois generais do Exército que integram o governo — o ministro Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e o porta-voz Otávio do Rêgo Barros — para defender sua fala. Heleno disse que houve tentativa de distorcer a declaração do presidente.

Também foi dito: na cerimônia, o presidente pediu “sacrifício” aos militares para aprovar a reforma da Previdência.
 
O governo brasileiro prepara medidas para forçar a queda de Nicolás Maduro na Venezuela. A ideia é adotar punições mesmo sem o aval da Organização das Nações Unidas (ONU).

A principal medida é tornar automática a aplicação de sanções, incluindo bloqueio de bens, a pessoas e empresas que mantêm relações com o regime. Veja outras.

O que está acontecendo: o governo de Jair Bolsonaro articula a formação de um novo bloco na América do Sul, a ser criado no próximo dia 22. Chile e Colômbia capitaneiam o movimento que, na prática, enterra a Unasul, criada no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O líder da oposição venezuelana Juan Guaidó foi convidado.
Passo a passo ensina a usar o programa da Receita Federal. Mais de 254 mil formulários foram enviados em três horas no primeiro dia do prazo
Agressor do presidente: Adélio Bispo de Oliveira, o autor da facada em Bolsonaro, sofre de uma doença mental, segundo laudo feito a pedido da Justiça. Por isso, diz o documento, ele não pode ser punido pelo crime.
Bolsonaro no Twitter: depois do vídeo obsceno, o presidente voltou à rede social para comemorar uma obra na BR-101 inaugurada no Espírito Santo.... sem participação do seu governo. O trecho foi concedido à iniciativa privada por Dilma Rousseff e construído por Michel Temer.
Era performance: o protagonista do vídeo compartilhado por Bolsonaro é um performer formado na Argentina, que fala de si no gênero feminino e milita na discussão sobre sexualidade. Conheça Paulx Castello.
Ministro recorre: Marcelo Álvaro Antônio, titular do Ministério do Turismo, recorreu da decisão de Luiz Fux que negou a ele foro privilegiado no STF na investigação sobre supostas candidatas “laranjas” do PSL. Uma delas será chamada a depor a procuradores eleitorais de Minas Gerais.
Varanda desaba: Larissa Resende, de 20 anos, foi atingida por placas de mármore que caíram de um prédio no Leblon. Ela teve traumatismo craniano. Há risco de novas quedas, e parte do edifício foi interditada.
Crise no Canadá: o governo canadense está pressionado por interferir em uma investigação de corrupção envolvendo uma construtora. O primeiro-ministro Justin Trudeau admitiu erros, mas negou ilegalidades.
Alerta na web: usuários do Chrome devem atualizar o navegador imediatamente. O aviso foi dado pelo líder da equipe de segurança do software da Google. O objetivo é conter a ação de hackers.
Para ler com calma
Filme que estreia nesta quinta-feira é o primeiro do Universo Marvel a ser protagonizado por uma mulher e aprofunda questões contemporâneas
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.