O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai, hoje, à Comissão de Constituição e Justiça falar sobre a proposta de reforma da Previdência. Sua participação em audiência pública é vista pelo governo como chance de arrefecer a crise com o Congresso.
Está previsto: líderes dos partidos DEM, MDB, PSD, PP, PR e PRB vão declarar apoio à reforma, com ressalvas sobre mudanças no Benefício de Prestação Continuada e nas regras para trabalhadores rurais. O ato representa aceno ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
O presidente Jair Bolsonaro determinou que as Forças Armadas comemorem o dia 31 de março, no próximo domingo, data dos 55 anos do golpe militar de 1964. Ele aprovou texto a ser divulgado pelos comandantes militares e não estará no país — está previsto seu embarque para Israel no sábado.
O que foi dito: o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, que também é general, disse que Bolsonaro não considera que houve golpe.
Contexto: a ditadura militar foi marcada pelo fechamento do Congresso, cassação de direitos políticos, perseguição, tortura e assassinato de adversários políticos e censura à imprensa.
Em entrevista exclusiva, líder chileno comenta chegada de aviões russos à Venezuela, declarações de Bolsonaro e a prisão de ex-presidentes sul-americanos
Solto e do lar: após deixar a Superintendência da Polícia Federal, no Rio, no início da noite, o ex-presidente Michel Temer chegou a sua casa, em São Paulo, por volta de 21h40m. Ele foi recebido pela mulher, Marcela.
O pedido de Dodge: a procuradora-geral pediu ao Tribunal Superior Eleitoral permissão para juízes federais atuarem na Justiça eleitoral, hoje restrita a magistrados estaduais. O pedido foi feito após decisão do STF sobre o foro para crimes conexos a caixa dois.
Rota de implosão: o PSL se reúne hoje para tentar harmonizar divergências internas da bancada. Sem unidade de pensamento, deputados viraram obstáculos à articulação do governo no Congresso.
Solução caseira: em vez de aumentar a fiscalização, a prefeitura do Rio decidiu combater o calote no BRT demolindo o beiral das estações. Eles foram construídos para evitar que os passageiros caíssem na pista.
Inclusão digital: o brasileiro só domina o básico na internet, revela estudo do Google com a consultoria McKinsey. Se aumentasse suas habilidades digitais, o PIB poderia crescer US$ 70 bilhões.
Matchfunding: o BNDES apresenta, hoje, um modelo de financiamento misto, que combina aporte da instituição e campanhas de arrecadação coletiva. Será voltado para o patrimônio cultural brasileiro.
Derrota de May: o Parlamento britânico aprovou emenda que permite mudar pontos do acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. Deputados poderão votar alternativas da negociação do Brexit.
Atriz apresenta o monólogo ‘Recital da Onça’, que estreou em Salvador e será encenado no Festival de Curitiba antes de chegar ao Rio, no dia 19 de abril
No podcast da CBN, Gerson Camarotti analisa a tensão em torno das negociações sobre a reforma da Previdência e como integrantes da área econômica, política e militar do governo estão reagindo à crise
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.