O presidente Jair Bolsonaro será recebido por Donald Trump às 13h desta terça-feira para a principal agenda de sua viagem aos Estados Unidos. Em entrevista à Fox News, emissora que apoia o presidente americano, Bolsonaro foi questionado sobre acusações de ligação com milícias e de possíveis elos com o assassinato de Marielle Franco . O brasileiro negou relação com o crime. Também defendeu o muro proposto por Trump e disse que a "grande maioria dos imigrantes não tem boas intenções".
Bolsonaro discutiu a crise venezuelana em visita à Agência Central de Inteligência (CIA). Ao discursar, mais tarde, citou a “capacidade econômica e bélica” dos EUA para resolver questões como a da Venezuela.
O que foi dito: na véspera do encontro, Bolsonaro se declarou amigo e admirador dos EUA, propôs uma aliança política e econômica e se comparou diversas vezes a Trump.
A investigação aberta pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, para apurar ofensas à Corte não é unanimidade nem entre os ministros. Três integrantes manifestaram incômodo.
A abertura do inquérito foi anunciada por Toffoli na sessão de quinta-feira. Até agora, um delegado da Polícia Federal e um juiz auxiliar foram designados para iniciar as investigações.
O que foi dito: “Se ele tivesse submetido a matéria (ao plenário), eu me pronunciaria contra”, declarou Marco Aurélio Mello. Dois ministros comentaram o caso, em caráter reservado.
Bastidores: a iniciativa gerou controvérsia na comunidade jurídica, mas Toffoli recebeu apoio de entidades de magistrados e advogados.
Previdência dos militares: Bolsonaro afirmou que a proposta vai “ser aperfeiçoada”, já que pontos divulgados não agradaram às Forças Armadas. O governo pretende enviar o texto ao Congresso na quarta-feira.
Altas estimativas: a marca de 100 mil pontos atingida pela Bolsa de Valores de São Paulo animou especialistas, que projetam o patamar de 125 mil pontos até o fim do ano, com a aprovação da reforma da Previdência.
Mistério viral: uma propaganda que soma 15 milhões de visualizações tornou-se alvo nas redes sociais e chamou a atenção de especialistas em finanças. No vídeo, Bettina Rudolph, de 22 anos, fala de ganho de R$ 1 milhão, mas só conta como fez isso a quem pagar.
Briga por água: conflitos relacionados a recursos hídricos triplicaram no mundo desde 2010, segundo relatório da Unesco. As disputas têm provocado tensões diplomáticas e estão na origem de ondas migratórias.
Futuro do Maracanã: a rescisão da concessão abriu caminho para a Federação de Futebol do Rio ter protagonismo na gestão do estádio. Há possibilidades de a Ferj mediar um “condomínio”, incluindo os clubes.