O ESSENCIAL: Em entrevista à Fox News, Bolsonaro fala sobre Marielle, milícias e muro de Trump

E mais: controvérsia no STF, expectativa na Bovespa, conflitos por água, futuro do Maracanã e o vídeo de Bettina
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 19 de MARÇO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O presidente Jair Bolsonaro será recebido por Donald Trump às 13h desta terça-feira para a principal agenda de sua viagem aos Estados Unidos. Em entrevista à Fox News, emissora que apoia o presidente americano, Bolsonaro foi questionado sobre acusações de ligação com milícias e de possíveis elos com o assassinato de Marielle Franco . O brasileiro negou relação com o crime. Também defendeu o muro proposto por Trump e disse que a "grande maioria dos imigrantes não tem boas intenções".

Encontro: do lado brasileiro, os objetivos da reunião entre Bolsonaro e Trump são ter os norte-americanos como investidores em privatizações e aliados para abrir as portas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O presidente americano deseja apoio para ações contra Venezuela e China.

Bolsonaro discutiu a crise venezuelana em visita à Agência Central de Inteligência (CIA). Ao discursar, mais tarde, citou a “capacidade econômica e bélica” dos EUA para resolver questões como a da Venezuela.

O que foi dito: na véspera do encontro, Bolsonaro se declarou amigo e admirador dos EUA, propôs uma aliança política e econômica e se comparou diversas vezes a Trump.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que as privatizações podem gerar negócios de até US$ 1 trilhão em 12 anos e apresentou Bolsonaro como um “rapaz com colhões” para controlar o gasto público.

Opinião: Bernardo Mello Franco diz que os gestos de Bolsonaro sugerem subserviência, não parceria. Míriam Leitão avalia que Guedes “falou a língua do mercado, mas muito do seu discurso precisa conversar com a realidade”.
 
A investigação aberta pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, para apurar ofensas à Corte não é unanimidade nem entre os ministros. Três integrantes manifestaram incômodo.

A abertura do inquérito foi anunciada por Toffoli na sessão de quinta-feira. Até agora, um delegado da Polícia Federal e um juiz auxiliar foram designados para iniciar as investigações.

O que foi dito: “Se ele tivesse submetido a matéria (ao plenário), eu me pronunciaria contra”, declarou Marco Aurélio Mello. Dois ministros comentaram o caso, em caráter reservado.

Bastidores: a iniciativa gerou controvérsia na comunidade jurídica, mas Toffoli recebeu apoio de entidades de magistrados e advogados.
Previdência dos militares: Bolsonaro afirmou que a proposta vai “ser aperfeiçoada”, já que pontos divulgados não agradaram às Forças Armadas. O governo pretende enviar o texto ao Congresso na quarta-feira.
Altas estimativas: a marca de 100 mil pontos atingida pela Bolsa de Valores de São Paulo animou especialistas, que projetam o patamar de 125 mil pontos até o fim do ano, com a aprovação da reforma da Previdência.
Mistério viral: uma propaganda que soma 15 milhões de visualizações tornou-se alvo nas redes sociais e chamou a atenção de especialistas em finanças. No vídeo, Bettina Rudolph, de 22 anos, fala de ganho de R$ 1 milhão, mas só conta como fez isso a quem pagar.
Novos inquéritos: a procuradora-geral Raquel Dodge pediu ao STF a abertura de 18 investigações contra deputados e senadores do MDB, PT e Pros. Duas delações premiadas que estão sob sigilo embasam os pedidos.
A ‘polícia’ dos condomínios: a Câmara Comunitária da Barra preparou projeto para aumentar a segurança privada no bairro. Uma das propostas é a patrulha de vigilantes contratados em áreas públicas.
Ação preventiva: um adolescente de 16 anos foi detido por policiais civis do Rio por suspeita de planejar um ataque a uma escola da Zona Norte. Em Goiás, um jovem de 17 anos foi apreendido e admitiu intenção de executar um massacre.
Briga por água: conflitos relacionados a recursos hídricos triplicaram no mundo desde 2010, segundo relatório da Unesco. As disputas têm provocado tensões diplomáticas e estão na origem de ondas migratórias.
Futuro do Maracanã: a rescisão da concessão abriu caminho para a Federação de Futebol do Rio ter protagonismo na gestão do estádio. Há possibilidades de a Ferj mediar um “condomínio”, incluindo os clubes.
CEO pede demissão: o presidente-executivo da Warner Bros., Kevin Tsujihara, deixou o cargo após ter sido acusado de má conduta sexual envolvendo a atriz britânica Charlotte Kirk.
Descrito como ‘observação humana’, novo longa de Jordan Peele, vencedor do Oscar com ‘Corra!’, é alegoria sobre o medo que os EUA têm do outro
No podcast ‘Vida Digital CBN’, o colunista comenta os grupos que fomentam práticas de violência em fóruns privados e secretos
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.