O ESSENCIAL: O título da Mangueira no Rio, e a reação ao vídeo obsceno publicado por Bolsonaro

E mais: crítica de bispos, morte de cirurgião, lesão de Vinícius Júnior, e série sobre 'Cem anos de solidão'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 6 de MARÇO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Heróis esquecidos e o avesso da História: a narrativa construída pela Estação Primeira de Mangueira na Marquês de Sapucaí foi consagrada com o título do carnaval carioca — o vigésimo da agremiação. A Viradouro, que estava na Série A no ano passado, ficou com o vice-campeonato.

Vila Isabel, Portela, Salgueiro e Mocidade completarão o desfile das campeãs, no sábado. Imperatriz Leopoldinense e Império Serrano ficaram com as últimas posições e foram rebaixadas.

Detalhes: “História pra ninar gente grande”, o enredo da Mangueira, apresentou personagens que contribuíram para a formação do país, mas que não aparecem nos livros escolares. Uma homenagem à vereadora assassinada Marielle Franco marcou o desfile. A agremiação também foi premiada com o Estandarte de Ouro, concedido pelo GLOBO e pelo Extra.

No local: a vitória foi comemorada na quadra da Mangueira debaixo de muita chuva e sem luz.

Galerias: veja imagens do desfile da campeã e fotos da apuração das notas na Praça da Apoteose.
 
Depois de gerar onda de comentários nas redes sociais, a publicação do presidente Jair Bolsonaro de um vídeo com cenas obscenas durante um bloco de carnaval repercutiu com destaque na imprensa internacional . Jornais dos Estados Unidos e do Reino Unido apontaram relação entre a postagem e as críticas ao governo feitas por foliões e escolas de samba. No entorno do presidente, a reação foi de constrangimento, revela Lauro Jardim. No fim do dia, o Palácio do Planalto disse, em nota, que Bolsonaro não teve a “intenção de criticar o carnaval de forma genérica”.

O que foi dito: parlamentares do PT, DEM e PPS criticaram Bolsonaro. O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, defendeu o pai.

Palavra de especialistas: juristas e professores consideraram a postagem quebra de decoro e da liturgia da Presidência. Também avaliaram que a imagem do Brasil foi prejudicada. Miguel Reale Júnior, autor do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, afirmou que o vídeo poderia justificar um novo pedido de impedimento.

No local: em Brasília, Bolsonaro participou de uma oração com populares em frente ao Palácio do Alvorada.

Outro ângulo: alvos de Bolsonaro, os blocos de carnaval também foram cenas de bons exemplos. Confira seleção de histórias de gentileza na folia.
Fim da folia: dirigentes de escolas de samba criticaram a proposta do prefeito do Rio de acabar com a subvenção ao carnaval. As agremiações também discutem a possibilidade de privatizar o Sambódromo.
Religiosos reclamam de ‘retrocessos’: integrantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criticaram as políticas do governo Jair Bolsonaro durante lançamento da Campanha da Fraternidade.
Os bilhões do empresário: Luciano Hang, dono da rede Havan, entrou para a lista de bilionários da revista Forbes, com fortuna estimada em US$ 2,2 bilhões. Há 58 brasileiros no ranking.
Médico encontrado morto: a polícia do Rio investiga a morte do cirurgião Rodrigo Martinez, de 39 anos. Seu corpo foi encontrado próximo ao Hospital Universitário da UFRJ, onde ele trabalhava.
Maduro expulsa embaixador: o governo da Venezuela deu 48 horas para o representante diplomático da Alemanha, Martin Kriener, deixar o país. Kriener recebeu o opositor Juan Guaidó na volta a Caracas.
Ação dos exilados: cerca de 200 soldados venezuelanos que vivem na Colômbia tinham plano de entrar à força na Venezuela para garantir o envio de alimentos e remédios. A operação foi abortada em cima da hora.
Craque fora de jogo: médicos do Real Madrid constataram que o atacante Vinicius Júnior rompeu os ligamentos do tornozelo direito. Ele deve ser cortado de amistosos da seleção brasileira.
Prazo para envio do formulário começa nesta quinta-feira e vai até 30 de abril. Há mudança sobre informações de dependentes
Obra-prima de Gabriel García Márquez será adaptada depois que a empresa do streaming garantiu exigências deixadas pelo escritor; filhos serão produtores
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.