Depois de prender os supostos executores da vereadora Marielle Franco, os investigadores querem apurar a relação deles com a milícia que atua na Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio. Outro objetivo é descobrir laços entre o sargento aposentado Ronnie Lessa, indicado como autor dos disparos, e o Escritório do Crime, quadrilha de matadores profissionais.
O que se sabe: os investigadores sabem que Lessa atuava como mercenário e afirmam ter indícios de seu envolvimento com milicianos. Ele já teve negócios em Rio das Pedras, que é área de atuação de uma milícia, e conhecia o ex-capitão da PM Adriano Magalhão da Nóbrega, apontado pelo Ministério Público como fundador do grupo de matadores.
Número: a operação de terça-feira tornou-se a maior apreensão de fuzis da história do Rio. Foram 117 armas, além de munições. A polícia rastreou 33.328 celulares que tiveram sinais captados por antenas por onde Marielle passou no dia do crime.
Moradores do Rio, da Região Metropolitana e outros municípios do estado terão aumento na conta de luz a partir de sexta-feira. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou alta de 11,52% na tarifa da Light e 9,72% na da Enel.
Entenda: a falta de chuvas, a alta nos custos de distribuição de energia e até os “gatos” na rede elétrica influenciam o cálculo do reajuste da tarifa. Analistas defendem mudança estrutural no setor para reverter impacto nas faturas.
O que isso representa: em cinco anos, o valor da conta de luz aumentou mais no Rio do que no resto do país. E sempre acima da inflação.
Na pauta do Supremo: ministros do STF devem julgar, nesta quarta, se as investigações da Lava-Jato sobre práticas de caixa dois ligadas à corrupção têm de ser submetidas à Justiça eleitoral, estadual ou federal. A força-tarefa do Rio teme que o resultado afete processos de Sérgio Cabral.
Habeas corpus para João de Deus: o médium obteve decisão favorável na Justiça de Goiás, mas não será solto, já que há outros mandados de prisão contra ele. Seu filho, Sandro Teixeira, foi libertado.
Prefeito de Niterói ganha liberdade: preso desde 10 de dezembro, Rodrigo Neves teve sua prisão preventiva revogada e poderá reassumir o cargo. Ele é suspeito de desviar R$ 10,9 milhões da prefeitura.
Comunicação em sigilo: militares brasileiros mantêm um canal de diálogo com seus pares venezuelanos desde o ano passado. A interlocução é considerada importantíssima pelo atual governo.
Eleição na URFJ: três chapas disputam o comando da principal instituição federal de ensino superior do país. Após formação da lista tríplice, caberá a Jair Bolsonaro indicar o futuro reitor. O escolhido terá que definir destino do Canecão e do Museu Nacional. Leia entrevistas com os candidatos .
Rotas interrompidas: a Gol cancelou três voos para os Estados Unidos que seriam realizados pelo Boeing 737 Max. A empresa disse ter remanejado passageiros. Confira os direitos de quem comprou passagem.
Jack Black no Rock in Rio: mais cinco atrações do festival foram anunciadas. O evento terá a volta de Nile Rodgers, sucesso em 2017, e o duo Tenacious D, do ator que protagonizou o filme “Escola de Rock”.
Flamengo na Libertadores: o clube carioca enfrenta a LDU, do Equador, às 21h30, no primeiro de três jogos em sequência em casa. Mais de 50 mil ingressos para a partida no Maracanã foram vendidos.