O ESSENCIAL: Temer recusa jantar na prisão e aguarda decisão sobre pedido de liberdade

E mais: Bolsonaro no Chile, João de Deus, prazo para o Brexit e estudo sobre reencarnação
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 22 de MARÇO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Abatido com a prisão, o ex-presidente Michel Temer não prestou depoimento no primeiro dia de detenção e passou a noite em uma sala improvisada na Superintendência da Polícia Federal no Rio. Policiais ofereceram pedir comida pelo telefone, mas ele dispensou o jantar. Temer aguarda a decisão do desembargador federal Antônio Ivan Athié, que vai analisar pedido de liberdade feito por sua defesa.

Bastidores: momentos antes de ser detido, Temer ouviu de um assessor que havia boatos de um mandado de prisão contra ele. Familiares foram pegos de surpresa. Bela Megale reconstitui a quinta-feira do ex-presidente.

Opinião: Bernardo Mello Franco afirma que Temer já esperava a prisão, a surpresa foi ela ter chegado rápido. Míriam Leitão analisa os possíveis riscos que a Lava-Jato pode enfrentar a partir de agora. Leia também as colunas de Merval Pereira e Flávia Oliveira.

Análise: a reação dos aliados de Bolsonaro no Congresso foi diferente da de parlamentares mais experientes. E mostram “o fosso que separa o governo do Parlamento”, argumenta Paulo Celso Pereira.
 
Em visita ao Chile, o presidente Jair Bolsonaro discutirá, em reunião nesta sexta-feira, com mandatários de oito países da América do Sul, a criação do Prosul. O novo organismo regional foi proposto pelos presidentes chileno, Sebastián Piñera, e colombiano, Iván Duque, e tem objetivo de substituir a Unasul, sob argumento de que a entidade foi tomada por “ideologia de esquerda”.

Agenda: está prevista uma declaração conjunta dos chefes de Estado às 13h. No sábado, Bolsonaro participará de um almoço no Palácio de La Moneda, antes de voltar ao Brasil.

O que foi dito: Bolsonaro comparou as ditaduras de Brasil e Chile. E declarou que, no caso brasileiro, não houve golpe.

Enquanto isso: o governo brasileiro informou que vai assinar um acordo com o Chile para receber um sistema para controle de agendas e regulamentação do lobby.
Você tem vergonha de ser brasileiro? Não podemos deixar uma maré de ignorância básica e cosmovisão cristã ou um discurso de esfola-e-mata nos subjugar ou derrotar nossa autoestima
Bolsonaro nas redes: após travar a tramitação da reforma da Previdência, o projeto que reestrutura a carreira das Forças Armadas foi defendido pelo presidente. Ele repetiu argumento de que os militares têm menos direitos que os demais trabalhadores.
Tuítes deletados: Bolsonaro apagou duas mensagens polêmicas que fez em seu perfil do Twitter durante o carnaval. Pessoas que apareciam no vídeo compartilhado por ele apresentaram ação ao STF.
Médium no hospital: por decisão do Superior Tribunal de Justiça, o líder religioso João de Deus será transferido para o Instituto de Neurologia de Goiânia. A defesa alegou risco de morte.
Barreira na Alerj: a deputada estadual Dani Monteiro (PSOL-RJ) pediu à presidência da Assembleia Legislativa do Rio para treinar funcionários contra preconceito. Ela é negra e, na véspera, foi impedida por segurança de acessar o elevador reservado a parlamentares.
Disputa pelo Maracanã: consórcio liderado pela gestora da arena do Palmeiras pretende rivalizar com a Federação de Futebol do Rio para assumir a administração do estádio até a realização de nova concessão.
Estudo da reencarnação: projeto da Universidade Federal de Juiz de Fora recebeu, em uma semana, mais de cem relatos de pessoas que acreditam ter memórias de outra vida. Em parceria com a Universidade de Virgínia, dos EUA, vai investigar os depoimentos mais surpreendentes.
May ganha tempo: a primeira-ministra britânica, Theresa May, e autoridades da União Europeia chegaram a um acordo sobre o adiamento da saída do Reino Unido do bloco. O Brexit ganhou dois novos prazos.
Medida contraria a ONU: o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que quer reconhecer a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã. Os israelenses ocuparam o território, que fica na Síria, em 1967.
Tradicional casa do Rio é remanescente do período áureo da Cinelândia e foi palco de lançamento na cidade da geração da MPB dos anos 1990
Escritora canadense debate a pressão social que ainda marca a decisão de ter filhos ou não, tema acalorado graças ao escrutínio de gerações de feministas
No podcast ‘Momento da política’, da CBN, colunista diz que procuradores dão o troco após derrota no Supremo Tribunal Federal
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.