Denominada “Descontaminação”, a operação é um desdobramento da “Radioatividade”, que investiga desvios nas obras da Usina Angra 3. A delação que motivou a ação havia sido rejeitada pela Lava-Jato de Curitiba.
O que acontece agora: Temer ficará preso na Superintendência da PF no Rio. Sua defesa já apresentou pedido de liberdade ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), e uma decisão poderia ser tomada ainda na noite desta quinta-feira.
O que se sabe: segundo procuradores, a organização criminosa monitorou agentes da Polícia Federal, forjou documentos e destruiu provas. Um depósito de R$ 20 milhões em espécie na conta da empresa do coronel Lima, identificado pelo Coaf, chamou a atenção. Na véspera da prisão, Temer foi grampeado para ser localizado.
A escolha do deputado que vai relatar a proposta de reforma da Previdência foi adiada para a próxima semana pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR). A decisão deve atrasar a votação do texto, anteriormente prevista para ocorrer até o dia 4 de abril.
O que foi dito: Francischini justificou a decisão citando necessidade de esclarecimentos sobre a proposta relativa aos militares. Ele deve aguardar participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, em audiência pública, na CCJ.
O que está acontecendo: integrante das negociações relatou à repórter Geralda Doca que Guedes se omitiu no debate com os militares. Técnicos acreditam que o projeto que concede bonificações e adicionais às Forças Armadas será desidratado no Congresso.
Não escapou de polêmica: o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, falou sobre Pinochet: disse que o ditador “teve que dar um banho de sangue” nas ruas do Chile, mas entregou resultados econômicos. A declaração foi mal recebida pelos presidentes da Câmara e do Senado chilenos.
Tensão na Venezuela: Roberto Marrero, chefe de gabinete de Juan Guaidó, foi preso em casa por agentes do serviço secreto venezuelano. Os EUA reagiram com ameaças ao presidente Nicolás Maduro.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.