O ESSENCIAL: Mangueira vence o Estandarte de Ouro, e o tuíte do presidente

E mais: subvenção da prefeitura, violência em bloco, vitória do Flamengo e esperança contra a Aids
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 6 de MARÇO de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia e o que aconteceu no país e no mundo durante o carnaval.

Boa leitura!
 
A história de heróis esquecidos e a homenagem à vereadora Marielle Franco deram o tom do desfile da Estação Primeira de Mangueira e consagraram a escola de samba como a vencedora do Estandarte de Ouro de 2019. O júri do prêmio — concedido pelo GLOBO desde 1972, e hoje com a participação também do Extra — destacou o desenvolvimento do enredo e a aclamação do samba-enredo na Marquês de Sapucaí.

Em detalhes: a melhor escola do Grupo Especial conquistou mais duas categorias. Veja a lista dos vencedores.

Reações: Leandro Vieira, carnavalesco da Mangueira, comemorou seu terceiro prêmio em quatro anos na agremiação. Deivid Domênico, compositor do melhor samba-enredo, chamou o troféu de “Oscar do carnaval”. Outros vencedores celebraram o reconhecimento.

Galeria: 20 fotos mostram como foi desfile da Mangueira.

Participe: selecionamos 17 momentos e personalidades que abrilhantaram o carnaval. Vote para escolher o destaque do público. E escolha as melhores fantasias dos foliões nas ruas.
 
A Mangueira chega como uma das protagonistas à apuração das notas do carnaval carioca, na tarde desta quarta-feira. Quatorze escolas de samba compõem o Grupo Especial e estão na disputa pelo título. São nove quesitos, e há mudanças no formato em relação ao ano passado. A abertura dos envelopes está prevista para começar às 16h30.

Em detalhes: Beija-Flor e Grande Rio decepcionaram na primeira noite, e as sete agremiações que desfilaram na segunda-feira se credenciaram para a disputa do título. A União da Ilha chamou atenção com um passista voando pelo Sambódromo em uma prancha-drone, interpretando Padim Ciço. Veja fotos dos destaques.

Em São Paulo: a Mancha Verde conquistou seu primeiro título ao receber somente notas 10. A Vai-Vai, maior campeã do carnaval paulistano, foi rebaixada.
 
O fim do carnaval reservou má notícia para as escolas de samba do Rio: depois de perder, nos últimos dois anos, parte da verba pública que banca os desfiles, as agremiações podem ficar sem nenhum repasse da prefeitura no ano que vem.

O que está acontecendo: o prefeito Marcelo Crivella disse que quer promover uma “transição sem traumas” para um modelo de financiamento do carnaval totalmente privado. Segundo a Riotur, o evento custa para o município R$ 57 milhões, incluindo despesas com a folia nas ruas.
 
Cenas de violência mancharam o carnaval de rua do Rio: um tumulto durante o Fervo da Lud, bloco comandado pela cantora Ludmilla, que reuniu 1,2 milhão de foliões no Centro, levou 217 pessoas a procurarem atendimento médico — 29 foram hospitalizadas. Especialistas afirmaram que faltou planejamento. Na Banda de Ipanema, também houve correria por causa de tiroteio.

O que aconteceu: testemunhas disseram que uma tentativa de furto provocou uma briga. A Polícia Militar interveio, o que resultou em confronto e disparos de bombas de gás. Várias pessoas ficaram ensanguentadas. (Veja imagens). O bloco foi encerrado mais cedo, e a cantora lamentou o tumulto.
Bolsonaro provocou polêmica: o presidente publicou no Twitter um vídeo de cena obscena em um bloco de carnaval. Ele declarou intuito de “expor a verdade para a população”. Depois, ainda publicou um novo tuíte perguntando o que é golden shower.
Lula foi a SP: o ex-presidente acompanhou o velório do neto Arthur, de 7 anos, em São Bernardo do Campo, na manhã de sábado, cercado de forte aparato de segurança (assista ao vídeo). Na cerimônia, Lula atacou quem o condenou e disse que levará diploma de inocente para o céu.
Adeus a Alfredinho: morreu no sábado Alfredo Jacinto Melo, dono do tradicional bar Bip Bip, em Copacabana. Ele foi homenageado por amigos e clientes. O enterro foi marcado por um cortejo ao som de clássicos do samba.
Vale trocou o comando: pressionado por promotores, Fabio Schvartsman se afastou temporariamente da presidência da Vale no sábado. (Leia carta enviada ao Conselho de Administração). Ele foi substituído por Eduardo de Salles Bartolomeo.
Liberdade a Ghosn: um tribunal de Tóquio permitiu a saída do executivo brasileiro Carlos Ghosn da prisão sob fiança de um bilhão de ienes (R$ 33,8 milhões). Após quatro meses, ele foi solto nesta quarta.
Mudanças no imposto sindical: o governo editou uma medida provisória que torna obrigatória autorização expressa dos trabalhadores para a cobrança da contribuição e impede desconto no contracheque.
Guaidó voltou à Venezuela: ameaçado de prisão, o líder opositor Juan Guaidó usou o aeroporto principal do país para retornar a Caracas e participou de manifestação. Na terça, ele anunciou greve no setor público.
Transparência no Vaticano: o Papa Francisco anunciou abertura de arquivos secretos do pontificado de Pio XII, incluindo período da Segunda Guerra. Eles serão divulgados em março de 2020.
Estreia na Libertadores: na terça-feira, o Flamengo venceu o San José, da Bolívia, por 1 a 0 no primeiro jogo da fase de grupos, disputado a 3.700 metros de altitude. Gabigol e Diego Alves foram os destaques.
Federer fez história: o suíço Roger Federer, de 37 anos, conquistou o centésimo título da carreira, no ATP 500 de Dubai no sábado. Ele é o segundo na lista dos tenistas com mais prêmios.
Obituários: o ator Luke Perry, astro de “Barrados no baile”, morreu aos 52 anos após um acidente vascular cerebral (AVC). E Keith Flint, líder do Prodigy, grupo de música eletrônica, foi encontrado morto, aos 49 anos.
Deputados apresentaram 1.081 novos projetos de lei, maior número mensal do Congresso desde 1946. Parlamentar do PSB sugeriu 54 textos: veja lista
Paciente recebe tratamento com células-tronco de medula óssea de doador imune ao vírus; resultado renova esperança da cura da Aids
No podcast da CBN, colunista avalia como a festa representa uma atividade econômica forte, o que é um atrativo para o setor público
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.