Oito anos depois do massacre em Realengo, no Rio, dois jovens abriram fogo dentro de uma escola brasileira e mataram cinco alunos e duas funcionárias em Suzano, na Grande São Paulo. Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, foram os autores dos disparos. Eles também mataram o dono de uma locadora e deixaram nove pessoas feridas. A dupla se suicidou.
O que aconteceu: o ataque ocorreu por volta das 9h30. Os atiradores entraram encapuzados na escola estadual Raul Brasil. Uma câmera de segurança registrou a chegada deles. Infográfico explica a ação passo a passo.
O que se sabe: os atiradores eram amigos de infância e estudaram no colégio. Eles entraram na escola durante um intervalo, com um revólver calibre 38 com carregador automático, além de arco e flechas, uma besta e explosivos falsos. Uma sobrevivente narrou o pânico no colégio: “Eles não queriam algo de valor, ou vingança. Queriam matar todo mundo”.
Merendeiras evitaram que a tragédia fosse maior trancando 70 estudantes na cozinha do colégio. Uma adolescente se fingiu de morta para escapar dos tiros. Um aluno foi atingido por uma machadinha: a mãe contou como ele sobreviveu com a arma cravada no ombro. Assista ao vídeo.
O plano para matar a vereadora Marielle Franco começou quatro meses antes do crime, afirmam os investigadores, após traçarem o perfil digital do policial militar reformado Ronnie Lessa, acusado de ser o executor dos disparos. O rastreamento de uma conta de e-mail revela o passo a passo seguido por Lessa. Mostra também que ele tinha “obsessão” pelo deputado Marcelo Freixo.
Corte no funcionalismo: o governo acabou com 21 mil cargos, funções e gratificações. A extinção ocorrerá em fases. O Ministério da Economia espera economizar R$ 195 milhões por ano.
Efeitos dos danos ao meio ambiente: uma em cada quatro mortes prematuras e por doenças no mundo está relacionada aos impactos da ação humana. Segundo a ONU, 9 milhões de pessoas morreram em 2015 por causa da poluição e falta de acesso à água potável.
Incerteza do Brexit: o Parlamento britânico rejeitou, por apenas quatro votos de diferença, a possibilidade de o Reino Unido sair da União Europeia sem um acordo negociado entre as partes. Na quinta-feira, parlamentares votarão se pedem ou não prorrogação de prazo.
Corrupção em universidades: 50 pessoas foram denunciadas à Justiça do Estados Unidos por participarem de esquema de compra de vagas em cursos de Yale, Stanford e outras instituições de renome.
Veto ao Boieng 737 Max: depois da União Europeia, os Estados Unidos também suspenderam voos com o modelo da aeronave que caiu na Etiópia. Mais de 50 países tomaram a mesma decisão.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.