Venezuelanos tiveram um dia de caos, desinformação e incerteza desde a manhã, quando Juan Guaidó, autoproclamado presidente, declarou ter apoio das Forças Armadas para retirar Nicolás Maduro do poder. Houve confronto entre seus apoiadores e a Guarda Nacional Bolivariana — ao menos um veículo blindado avançou contra a população . O governo chamou a mobilização de “tentativa de golpe de Estado insignificante”.
O que se sabe: o alto escalão das Forças Armadas não aderiu ao ato. Vinte e cinco militares pediram asilo na embaixada brasileira.
Repercussão: o ato de Guaidó foi avaliado como “autopropaganda” e ”tudo ou nada” por militares do governo brasileiro. O presidente Jair Bolsonaro declarou apoio. O conselheiro de Segurança dos EUA, John Bolton, disse que aliados de Maduro tinham acordo com a oposição.
Subtrama: preso desde 2014, o líder opositor Leopoldo López apareceu ao lado de Guaidó, afirmando ter sido libertado por militares rebeldes. Horas depois, refugiou-se na embaixada do Chile.
Ícone do samba, a cantora Beth Carvalho morreu hoje, por volta de 17h30m, aos 72 anos. Ela estava internada por problemas na coluna desde o início do ano. O empresário da sambista informou que ela estava acompanhada dos familiares.
Memória: Beth Carvalho começou cantando bossa nova nos anos 1960 e depois migrou para o samba. Gravou canções históricas com Cartola, Nelson Sargento e Nelson Cavaquinho. Ela revelou artistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Jorge Aragão. Em 1997, uma música sua foi enviada pela Nasa ao planeta Marte. Relembre momentos da carreira.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.
Apesar de oficialmente declarar que pretende manter o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Justiça, o presidente Jair Bolsonaro já admitiu que o órgão pode ser devolvido à Economia. O gesto é um aceno a parlamentares, que avaliam ter maioria no Congresso para retirar o Coaf da influência do ministro Sergio Moro.
O que foi dito: nas redes sociais, Moro defendeu a permanência do órgão na Justiça. Ontem, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, afirmou que há estudos sobre a alteração.
O que deve acontecer: a mudança deve ser feita em meio à discussão sobre a Medida Provisória 870, que instituiu a estrutura administrativa do governo Bolsonaro.
O que vai acontecer: parte dos 243 pousos e decolagens será transferida para o Galeão. Empresas concordaram em continuar operando na pista auxiliar do Santos Dumont, com aviões menores ou com menos combustível.
Memória: em 2009, uma obra semelhantes levou dois meses para ser concluída.
Incentivo de Bolsonaro à atuação das milícias rurais insufla tradição do país de pistolagem no campo. Missionária americana diz que relatos de intimidação têm aumentado
Tropa de aposentados: em 25 anos, o número de policiais militares e bombeiros inativos deve dobrar e atingir 500 mil servidores, segundo estudo do Ipea.
Reta final: termina hoje o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2019. Confira dicas sobre o que fazer no último dia se não tem todos os documentos.
Primeiro soberano a abdicar no país em dois séculos, Akihito passa chefia de Estado a Naruhito. Transição afeta calendário, documentos oficiais e moeda