O ESSENCIAL: Levante e repressão em Caracas; e a morte de Beth Carvalho

E mais: cortes em universidades, desemprego, Facebook e programação do feriado
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 30 de ABRIL de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Venezuelanos tiveram um dia de caos, desinformação e incerteza desde a manhã, quando Juan Guaidó, autoproclamado presidente, declarou ter apoio das Forças Armadas para retirar Nicolás Maduro do poder. Houve confronto entre seus apoiadores e a Guarda Nacional Bolivariana — ao menos um veículo blindado avançou contra a população . O governo chamou a mobilização de “tentativa de golpe de Estado insignificante”.

O que se sabe: o alto escalão das Forças Armadas não aderiu ao ato. Vinte e cinco militares pediram asilo na embaixada brasileira.

Repercussão: o ato de Guaidó foi avaliado como “autopropaganda” e ”tudo ou nada” por militares do governo brasileiro. O presidente Jair Bolsonaro declarou apoio. O conselheiro de Segurança dos EUA, John Bolton, disse que aliados de Maduro tinham acordo com a oposição.

Subtrama: preso desde 2014, o líder opositor Leopoldo López apareceu ao lado de Guaidó, afirmando ter sido libertado por militares rebeldes. Horas depois, refugiou-se na embaixada do Chile.

Análise: A operação pareceu improvisada, segundo especialistas. Guga Chacra avalia a ação como um divisor de águas para a crise e explica o que pode acontecer com o país.

Minuto a minuto: tudo começou às 5h47, com o anúncio do levante de Guaidó em vídeo. Veja a ordem dos acontecimentos.
 
Ícone do samba, a cantora Beth Carvalho morreu hoje, por volta de 17h30m, aos 72 anos. Ela estava internada por problemas na coluna desde o início do ano. O empresário da sambista informou que ela estava acompanhada dos familiares.

Repercussão: personalidades lamentaram a perda e homenagearam a cantora.

Memória: Beth Carvalho começou cantando bossa nova nos anos 1960 e depois migrou para o samba. Gravou canções históricas com Cartola, Nelson Sargento e Nelson Cavaquinho. Ela revelou artistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Jorge Aragão. Em 1997, uma música sua foi enviada pela Nasa ao planeta Marte. Relembre momentos da carreira.
Configuração do governo: além de retirar o Coaf do Ministério da Justiça, o Congresso discute a recriação do Ministério de Segurança Pública. Proposta de senador do PSL é vista como “rasteira” em Sergio Moro.
Cabeça de relator: Samuel Moreira (PSDB-SP), relator da reforma da Previdência na Câmara, defendeu a aplicação de idade mínima para aposentadoria e o fim da integralidade para servidores públicos.
Tesoura no ensino: o Ministério da Educação vai cortar o orçamento de três universidades. O ministro Abraham Weintraub disse que reduzirá verbas de instituições que “fizerem balbúrdia”. Reitores reclamaram.
Morte em escola: um estudante de 17 anos matou a tiros o coordenador de um colégio de Valparaíso de Goiás (GO), a 40 quilômetros de Brasília.
Corte de vagas: nenhum setor da economia contratou no primeiro trimestre deste ano, e o número de desempregados chegou a 13,4 milhões, segundo o IBGE.
Alerta de epidemia: 994 cidades brasileiras podem ter surto de dengue, zika e chicungunha, informou o Ministério da Saúde.
Ferramenta semelhante ao Tinder chega ao Brasil. Fundador da empresa, Mark Zuckerberg projeta futuro da rede social e promete privacidade.
Show de Baco Exu do Blues (foto), exposição sobre Pixinguinha, tributo a Gonzaguinha e festival de harpas são algumas das atrações da cidade amanhã.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.