O ESSENCIAL: Após desistência, Guedes vai à Câmara defender reforma

E mais: impeachment de Crivella, radares em rodovias, verba para pesquisa científica e exposição sobre Tarsila do Amaral
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 3 de abril de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem compromisso marcado hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para discutir a reforma da Previdência. Na última semana, ele desistiu de ir ao colegiado horas antes da audiência pública.

Enquanto isso, deputados articulam a retirada de servidores estaduais e municipais da proposta do governo. O assunto já foi debatido entre a bancada do DEM e o secretário especial para a Previdência, Rogério Marinho. O líder do PPS, Daniel Coelho (PE), coleta assinaturas para apresentar emenda.

Reforma tributária: com intenção de apresentar projeto em maio, o governo trabalha com proposta de adoção de imposto único sobre movimentações financeiras, que incidiria sobre todas as transações. E estuda sugestões para reunir tributos sobre bens e serviços e implementar sistema de arrecadação eletrônico.
 
Alvo de um pedido de impeachment instaurado pela Câmara de Vereadores do Rio, o prefeito Marcelo Crivella alegou que a prorrogação do contrato sob suspeita foi recomendada pela Secretaria de Fazenda e pela Procuradoria-Geral do Município. Ele divulgou um vídeo nas redes sociais com justificativas, no qual questiona a credibilidade do autor da denúncia.

A votação de terça-feira expôs a debandada da base de Crivella, que não deve ir à Câmara, nem enviar representante para apresentar defesa: interlocutores dizem que ele enviará seus argumentos por escrito. O processo deve ser concluído em julho.

Opinião: a historiadora Marly Motta afirma que o capital político de Crivella se esvaiu em metade do mandato.

Quem é: autor da denúncia contra Crivella, Fernando Lyra Reis tem 60 anos e é funcionário da prefeitura há 27. Ele é filiado ao PT desde 2003, mas defende o presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.
Bolsonaro não resiste à tentação de criar encrencas desnecessárias e teima em dirigir o país olhando pelo retrovisor. Como acreditar numa “nova política” movida pela nostalgia de um tempo de trevas?
Viu isso?
Rede de fiscalização: nos últimos nove meses, o número de radares nas rodovias federais caiu de 5,5 mil para 440. O presidente Jair Bolsonaro decidiu cancelar a instalação de novos pardais.
Tuíte da discórdia: uma mensagem publicada (e depois apagada) pelo senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) sobre o Hamas irritou deputados da bancada ruralista, que tenta mitigar eventuais perdas no comércio com os árabes. O filho do presidente escreveu: “Quero que vocês se explodam”.
Tesoura no conhecimento: com o corte de 42,2% das verbas do Ministério da Ciência, o dinheiro destinado à pesquisa científica no país acaba em julho, alertam associações.
Privatizações: o governo planeja incluir até 20 projetos em sua carteira de parcerias e concessões, que já conta com 52. O Bradesco estima que o país pode levantar cerca de R$ 221 bilhões com a venda de ativos.
Renúncia na Argélia: depois de semanas de protestos e após receber um ultimato do comandante do Exército, Abdelaziz Bouteflika decidiu deixar a Presidência do país, posto que ocupava há 20 anos.
Escolha inédita: terceira maior cidade dos Estados Unidos, Chicago elegeu sua primeira prefeita negra e declarada homossexual: Lori Lightfoot tem 56 anos e é ex-promotora federal.
Jogo da Libertadores: o Flamengo enfrenta o Peñarol hoje, às 21h30m, no Maracanã, de olho na quebra de uma escrita: a equipe nunca conseguiu vencer os três primeiros jogos da competição continental.
Museu de Arte de São Paulo inaugura mostra com 40 desenhos que ressaltam o conceito popular da pintora brasileira Tarsila do Amaral
Superada uma década de predomínio da pirataria, Brasil registra alta de 15,4%, impulsionado por serviços de streaming, como Spotify e YouTube
No podcast ‘Carioquices’, da CBN, colunista comenta o desempenho do prefeito do Rio e os pedidos de impeachment contra ele
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.