O ESSENCIAL: Fusão dos pacotes anticrime representará a mais dura legislação penal em décadas

E mais: Problema da habitação no Rio para na Justiça, Bolsonaro se explica a Israel, e a atriz de Daenerys se despede de 'Game of Thrones'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 15 de abril de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 Moro visita a Feira de Defesa e Segurança, no Rio - Mauro Pimentel/AFP/2-4-209

Relator do Grupo de Trabalho criado na Câmara para examinar a questão da segurança, o deputado José Augusto Rosa (PR-SP), o capitão Augusto, líder da bancada da bala, defende unir os pacotes anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro, e do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Com isso, o Congresso poderá aprovar a mais dura legislação penal em décadas.

O que muda: As duas propostas, juntas, aumentam penas, antecipam cumprimento de sentenças e impõem rigor às prisões. No caso da proposta de Moro, há ainda determinação de confisco de bens que destoarem do padrão de renda de condenados por terem adquirido patrimônio irregularmente.

Os argumentos: Segundo pesquisas, a violência é a segunda maior preocupação dos eleitores, logo atrás de saúde e à frente de corrupção. Isso faz o capitão Augusto acreditar que não será difícil aprovar a legislação. Além disso, ele mesmo pontua, a Frente Parlamentar da Segurança Pública tem 307 dos 513 deputados federais.

 Equipes de resgate trabalham no domingo no morro da Muzema, onde dois prédios desabaram na sexta-feira - Gabriel de Paiva/O Globo/14-4-2019
Enquanto os bombeiros ainda buscam desaparecidos no desabamento de dois prédios construídos irregularmente na comunidade da Muzema (foto), e o primeiro dos nove mortos confirmados foi enterrado ontem à tarde, milhares de moradores do Rio continuam sob risco. De acordo com a prefeitura, há na cidade 218 áreas de alto risco de deslizamento em 117 comunidades, onde estão 14.204 moradias. Só neste ano, chuvas causaram 25 mortes, 20 por deslizamentos.

Nos tribunais: a falta de fiscalização, a omissão de autoridades e o fracasso na implementação dos planos diretores agravam a crise habitacional no Rio, que cada vez mais vai parar na Justiça. Segundo especialistas, a judicialização não resolve o problema.

Para lembrar:  no ano passado, O GLOBO já havia mostrado como as milícias invadiram uma área de proteção ambiental na Muzema para lucrar com construções ilegais como as que desabaram na sexta-feira. Os apartamentos eram anunciados pela internet, em propaganda que exaltava condomínio fechado e conforto.
A chuva da segunda-feira passada não foi apenas mais uma chuva. Ela tem de ser considerada um marco na necessidade de repensarmos a vida na cidade
Viu isso?
Chamem-me Pete: Pete Buttigieg entrou na disputa pela candidatura do Partido Democrata à sucessão de Donald Trump. Gay e veterano de guerra, ele empolga o eleitorado apesar do sobrenome impronunciável (é algo como but-edge-edge).
Pedido de desculpas: o presidente Jair Bolsonaro enviou uma mensagem à Embaixada de Israel para se explicar, depois de ser criticado pelo presidente do país por dizer, em encontro com evangélicos, que poderia "perdoar, mas não esquecer" o Holocausto.
Obras abandonadas: Sabe a ponte que caiu no dia 6 de abril em Belém? É um reflexo da degradação da infraestrutura do país, que, segundo estudo da associação do setor, não investe nem o necessário para manter o que já existe.
Disputa de aeroportos: interessada em aumentar seus voos, a concessionária do aeroporto do Galeão apresentou à Anac um estudo que aponta riscos no Santos Dumont. A agência reguladora contestou, dizendo que o aeroporto no Centro do Rio atende aos padrões de segurança.
Adeus, orelhões:  Desde dezembro, mais de meio milhão desses aparelhos foram desligados pelas concessionárias de telefonia. Saiba o que é feito deles e onde as empresas têm que investir agora.
Sobrou Flamengo, faltou torcida: Com gols de Bruno Henrique, o Flamengo ganhou do Vasco por 2 a 0 no primeiro jogo da final do Carioca. Pouco mais de 10 mil torcedores assistiram à partida no estádio.
Novidades no GLOBO: o site do jornal passou a ter duas versões da página inicial, com edição nacional e edição do Rio — a escolha é do leitor, que clica sua opção no topo da homepage. 
Emilia Clarke, que interpreta Daenerys Targaryen em
Emilia Clarke está com saudades de 'Game of Thrones'
Se você é um fã e já  começou a ver ontem à noite o primeiro episódio da  última temporada da série sobre a sangrenta luta pelo poder em Westeros, a atriz que interpreta Daenarys Targaryen avisa que ficou em choque quando leu o final da história e confessa que gravou a última cena aos prantos.
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.