O ESSENCIAL: Vereadores abrem processo de impeachment de Crivella

E mais: Bolsonaro e o nazismo, reforma tributária, gestão do Maracanã e música de Los Hermanos
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 2 de ABRIL de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Vereadores do Rio aprovaram, por 35 a 14 votos, a abertura de processo de impeachment do prefeito Marcelo Crivella. Ele foi denunciado por irregularidades em contrato do município com empresa de publicidade.

Entenda: a denúncia tem como base a acusação de um fiscal da Secretaria de Fazenda. Ele alega que Crivella não poderia ter prorrogado um contrato de 1999 para exploração publicitária de mobiliário urbano.

O que acontece agora: três parlamentares farão parte da comissão que processará o prefeito, que terá dez dias úteis para apresentar sua defesa. Do trio, dois vereadores são da base aliada de Crivella. Eles convocarão testemunhas e adotarão outras medidas referentes ao processo.
 
No terceiro dia de viagem a Israel, o presidente Jair Bolsonaro visitou o Museu do Holocausto e o Bosque das Nações. A agenda foi marcada por uma declaração polêmica: Bolsonaro afirmou que “não há dúvida” de que o nazismo foi um movimento de esquerda. A tese é contestada pela grande maioria dos historiadores, inclusive os especialistas do memorial israelense.

O que aconteceu: depois de ver fotografias do arquivo do museu sobre o massacre de judeus na Segunda Guerra, Bolsonaro disse que “aquele que esquece o seu passado está condenado a não ter futuro”.  

No Bosque das Nações, plantou uma oliveira e disse que sua muda “vai crescer mais” que a árvore plantada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Nos planos do governo, a proposta de reforma tributária pode ser enviada ao Congresso antes mesmo da votação da reforma da Previdência. O ministro da Economia, Paulo Guedes, tratou do assunto em reunião com parlamentares.

O que foi dito: o vice-presidente Hamilton Mourão disse que o plano do Planalto é aprovar a tributária “na esteira da Previdência”. O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), citou também a proposta de desvinculação do Orçamento.

Entenda: a Previdência é prioridade para a equipe econômica e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O próprio governo já fala que a decisão de pautar uma proposta de reforma tributária caberá aos deputados.
Temer vira réu outra vez: o juiz Marcelo Bretas aceitou as duas denúncias da Lava-Jato do Rio contra o ex-presidente Michel Temer, o ex-ministro Moreira Franco e mais 13 pessoas. Já em São Paulo, Temer e sua filha Maristela foram denunciados pelo Ministério Público Federal.
Ameaças a senador: Marcos do Val (PPS-ES) disse ter recebido e-mail com intimidações e informações de sua família. Ele associa a mensagem ao anúncio de que vai relatar um dos projetos anticrime de Sergio Moro.
Autor do vídeo: o empresário Osmar Stábile, ex-vice-presidente do Corinthians, assumiu responsabilidade pelo filme pró-ditadura divulgado pelo Planalto. Ele diz que não usou recursos públicos.
Críticas ao IBGE: depois de chamar de “farsa” a metodologia do instituto, Bolsonaro fez novas críticas ao cálculo da taxa de desemprego no país, que registrou alta para 12,4%, superando 13 milhões de pessoas.
Agenda de Michelle Bolsonaro: em sua primeira viagem oficial, a primeira-dama visitou crianças com microcefalia na Paraíba.
Sumiço da arma: uma pistola foi furtada em uma feira de defesa e segurança no Riocentro, onde estavam o vice-presidente Hamilton Mourão e outras autoridades. O equipamento não tinha peça para disparo.
Apoio a Maduro: a Rússia informou que abriu na Venezuela um centro para treinar pilotos do país a conduzir helicópteros de guerra e de transporte militar.
Documento para gestão do estádio por 180 dias é publicado, com pedido de R$ 2,1 milhões por mês e prioridade para futebol e vôlei em detrimento de eventos
‘Corre, corre’ é apresentada antes da turnê nacional, que começa em Salvador e passa por mais dez cidades em abril e maio: veja datas e preços de ingressos
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.