O presidente Jair Bolsonaro prometeu flexibilizar as regras para caçadores, atiradores e colecionadores. A categoria, conhecida como CAC, teve um salto de registros nos últimos cinco anos e já tem mais armas do que as registradas por empresas de segurança privada. Entre as preocupações dos especialistas estão o risco de roubos e furtos, que podem armar ainda mais a criminalidade, e a ampliação da permissão para transporte da arma carregada.
Ambiente no Congresso: apesar da promessa de Bolsonaro de mudanças rápidas na lei, o Planalto não pretende estimular o debate antes da aprovação da reforma da Previdência, que concentra os esforços de articulação.
Em entrevista ao GLOBO, o ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz, da Secretaria de Governo, reconhece que o governo está entre uma decisão política para evitar a greve dos caminhoneiros e o limite econômico para atender todas as reivindicações. Ele também diz que não é só o Executivo que quer a reforma da Previdência, e que a "responsabilidade é de todo mundo", referindo-se ao Congresso.
Disputa ideológica: questionado sobre a indisposição do grupo ligado a Olavo de Carvalho em relação a ele, o ministro disse não ter "rivalidade com ninguém" e negou haver uma ala militar coordenada no governo. "A ala ideológica tem, em toda a política nacional tem", afirma. "O problema é o extremismo, é o fanatismo".
Áudio no WhatsApp: nos bastidores, Bolsonaro tem incentivado ataques de aliados ao vice, Hamilton Mourão. Segundo a coluna de Lauro Jardim, o presidente fala em "surpresinha" em 2022, em referência a uma possível reeleição.
O que deu certo e o que deu errado na política adotada pelas universidades americanas e os efeitos da política afirmativa nas federais brasileiras. Sistema da Uerj chega a 15 anos, e primeira turma reflete sobre avanços e desafios.
Os leitores já podem acessar todo o conteúdo publicado nas páginas e no site do GLOBO em um único aplicativo, o que permite navegação fácil e rápida por reportagens, colunas e notícias em tempo real. Conheça todas as funcionalidades do app e comece a usá-lo.
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.