O ESSENCIAL: Incêndio destrói parte da Catedral de Notre Dame

E mais: salário mínimo, derrotas na CCJ, delegado no Inep e podcast de 'Game of Thrones'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 15 de ABRIL de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. Turistas foram retirados da igreja, e cerca de 400 bombeiros foram mobilizados para combater as chamas.

A torre principal e o teto desmoronaram. Outras duas torres e a estrutura principal não correm risco de destruição total. Autoridades francesas suspeitam que o fogo esteja relacionado à reforma do edifício.

Reação: milhares de pessoas acompanharam o incêndio em silêncio, nas margens do Rio Sena. Duas brasileiras contaram o que viram. Líderes mundiais ofereceram ajuda para reconstruir a catedral.

Vídeos: o momento em que a torre da catedral desaba foi filmado por turistas e moradores de Paris.

Por que isso importa: a igreja começou a ser construída em 1163. Em 1991, foi listada como Patrimônio Mundial da Humanidade. Ela recebe, em média, 13 milhões de visitantes ao ano, mais do que a Torre Eiffel.
O governo propôs reajuste para o salário mínimo sem ganho real para os trabalhadores. Ao contrário do que ocorre desde 2007, o cálculo não levará em conta os resultados do Produto Interno Bruto de anos anteriores — o único parâmetro será a inflação. Assim, o valor projetado para 2020 será de R$ 1.040.

Outros pontos: servidores federais não terão reajuste no próximo ano. O governo não incluiu possíveis correções salariais no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a não ser para a carreira militar. Também não há previsão de concurso público.

Contexto: o governo recebe sinais de alerta sobre a economia. Segundo o Banco Central, o mês de fevereiro registrou a maior contração em nove meses da atividade econômica do país.
CCJ com obstáculos: o governo sofreu derrotas na Comissão de Constituição e Justiça. Parlamentares não só impediram que os trabalhos fossem acelerados, como inverteram a pauta — o Orçamento impositivo será analisado antes da reforma da Previdência.
Policial no Inep: Elmer Coelho Vicenzi, delegado da Polícia Federal, foi escolhido para presidir o Instituto Anísio Teixeira, responsável por avaliações da educação, incluindo o Enem.
Fora do ar: o ministro Alexandre de Moraes determinou que a revista digital “Crusoé” e o site “O Antagonista” retirem da internet reportagem que cita o presidente do STF, Dias Toffoli.
Passe livre: o Itamaraty concedeu passaportes diplomáticos ao bispo da Igreja Universal Edir Macedo, e à sua mulher, Ester Eunice Rangel.
Quarto dia de buscas: bombeiros localizaram o corpo da 11ª vítima do desabamento de prédios na Muzema, no Rio. Um policial disse que sobreviventes não estão depondo por medo de milicianos.
Banido da bola: o Comitê de Ética da Fifa baniu o ex-presidente da CBF José Maria Marin de participar de atividades relacionadas ao futebol e aplicou multa de R$ 3,8 milhões.
Corte na cultura: seguindo orientação do governo, a Petrobras cortou o patrocínio de 13 projetos culturais, incluindo o Festival do Rio.
Jornalistas do GLOBO explicam os encontros de personagens importantes no episódio de estreia da última temporada da série da HBO
Protótipo criado em universidade de Israel tem tamanho de uma cereja; pesquisadores esperam avanço no tratamento de doenças cardiovasculares
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.