O ESSENCIAL: Por reforma da Previdência, Bolsonaro se reunirá com centrão e MDB

E mais: privatizações de estatais, pedido de impeachment de Crivella, Marielle em Paris, Rock in Rio e o ranking de técnicos
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 2 de abril de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Apesar do discurso que prega rejeição às cúpulas partidárias, o governo terá uma semana de discussões com parlamentares e lideranças das siglas do centrão. Além dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil), o próprio presidente Jair Bolsonaro vai se envolver diretamente na negociação com o Congresso.

Agenda: Guedes tem encontros marcados com deputados das 9h às 17h de hoje. Durante a tarde, Onyx deve receber cerca de 15 lideranças. Bolsonaro se encontrará com presidentes de partidos, incluindo os que são investigados pela Justiça, na quinta-feira, após voltar de Israel.

O que está acontecendo: depois de uma semana de atritos com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Bolsonaro chamou representantes de PP, PSD, MDB, PRB e DEM. Juntos, os partidos somam 166 deputados e 35 senadores.

O que foi dito: o presidente disse que está pronto para o diálogo e vai deixar “pelo menos meio dia da agenda” para atender parlamentares.

Opinião: Merval Pereira conta que o apoio de parlamentares à reforma da Previdência caiu de 68,8% para 55,9% entre fevereiro e março, segundo pesquisa.
 
Deputados articulam uma mudança no texto da reforma da Previdência em regra para servidores que ingressaram na carreira antes de 2003. Um grupo de parlamentares quer propor a criação de um pedágio. (Entenda a regra) Na prática, a medida evitaria a necessidade de atingir a idade mínima.

Bastidores: a proposta é fruto de lobby de funcionários públicos. Técnicos da equipe econômica admitem, reservadamente, que a pressão era esperada e que podem ter de rever a questão.

Por que isso importa: o regime de previdência dos servidores civis federais engloba cerca de um milhão de pessoas e fechou 2018 com déficit de R$ 46,47 bilhões.
 
Um terço das estatais da esfera estadual estão em unidades da federação que já decretaram calamidade financeira, como o Rio. Os governos locais têm, sob sua responsabilidade, 240 companhias públicas ou de economia mista, segundo o Observatório das Estatais da Fundação Getúlio Vargas. O governo federal tem 135.

Por que isso importa: a União estuda condicionar o plano de ajuda aos governos estaduais que está sendo elaborado à privatização de estatais.
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente
Em entrevista, diz que, na democracia, presidente precisa dividir o poder com o Parlamento ou fica sozinho
Sem uma política externa clara, Jair Bolsonaro improvisa na área em que todos os passos precisam ser muito bem calculados
Não anteviu problema: em entrevista à TV Record, Bolsonaro admitiu que prometeu transferir embaixada de Israel para Jerusalém sem saber das dificuldades da mudança e fez um aceno aos países árabes.
Crivella sob pressão: a Câmara de Vereadores do Rio decide hoje se abre processo de impeachment do prefeito Marcelo Crivella. São necessários 51 votos.
Marielle em Paris: o Conselho Municipal da capital da França aprovou, por unanimidade, moção para batizar uma rua, praça ou passagem pública com o nome da vereadora assassinada Marielle Franco.
Bando do fuzil: uma quadrilha foi presa no shopping Downtown, na Barra da Tijuca, tentando vender um fuzil usado por atiradores de elite. Entre os detidos, está um sargento da PM.
Rio de lixo: sem receber R$ 72 milhões da prefeitura, a empresa que opera o Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica reduziu de 100 para 30 o número de veículos que transportam detritos do Rio.
Falha no Fies: estudantes inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil relatam falta de um documento que liberaria o crédito da Caixa Econômica Federal. Sem ele, os alunos não conseguem se matricular.
Noites longas: Jair Bolsonaro analisa acabar com o horário de verão, revelou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Um estudo sobre o tema já está pronto para ser avaliado pelo presidente.
Saída apertada: parlamentares britânicos rejeitaram quatro alternativas ao acordo para saída do Reino Unido da União Europeia. Cresce a possibilidade de uma ruptura absoluta no dia 12.
Programação do palco Sunset no dia de abertura do festival terá encontros musicais, predominância do hip hop e Karol Conka
Eficiência do Palmeiras em jogos da Libertadores faz treinador superar Renato Gaúcho, do Grêmio. Entre os clubes cariocas, Valentim é o melhor
No podcast ‘Vida Digital CBN’, colunista explica o que acontece quando uma quantidade imensa de pessoas entra na esfera pública e influencia outras
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.