O ESSENCIAL: O alerta da Defesa sobre projeto para carreira militar, e o corte nas Ciências Humanas

E mais: Paulo Guedes e os deputados, processo de impeachment de Crivella e cirurgia inédita no Ceará
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 26 de ABRIL de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O projeto de lei que reestrutura a carreira militar foi enviado pelo governo ao Congresso mesmo após a área jurídica do Ministério da Defesa alertar para falhas na tramitação e risco de judicialização, mostram documentos obtidos pelo GLOBO. Consultorias da Casa Civil e da Economia também indicaram pontos que podem ser questionados na Justiça.

Por que isso importa: o projeto é uma contrapartida à mudança das regras previdenciárias de militares. O impacto é estimado em R$ 86,85 bilhões.

Aconteceu hoje: o ministro Paulo Guedes foi questionado por uma aposentada na porta da garagem do Ministério da Fazenda no Rio: “Estamos passando necessidade. O que farão com a Previdência?”. Ele se voltou e respondeu: "Só vamos cortar os privilégios".
 
O governo federal cortará investimentos em faculdades de ciências humanas. Ao anunciar a medida, o presidente Jair Bolsonaro citou cursos de Filosofia e Sociologia e argumentou que o “dinheiro do contribuinte” deve ser usado para “leitura, escrita e fazer conta”, repetindo declaração do ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Tensão em reunião: o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a deputados que quem cobrasse cargos iria “acabar parando no Sergio Moro”.
Paso doble: Guedes recebeu o ministro da Fazenda da Argentina, Nicolás Dujone, e disse que os países vão recuperar estabilidade juntos. Era o que o argentino queria, explica Janaína Figueiredo.
Novo ministro: o procurador Sérgio Banhos foi escolhido por Bolsonaro para assumir mandato no Tribunal Superior Eleitoral.
Processo avança: comissão da Câmara de Vereadores do Rio aprovou a continuidade do pedido de impeachment do prefeito Marcelo Crivella.
Paz armada: o presidente Donald Trump prometeu retirar os EUA de tratado sobre comércio de armas, assinado por Barack Obama.
Outros trabalhos: pesquisa do IBGE mostra que cresceu o número de brasileiros que trabalham para a própria subsistência. Também indica que o casamento faz homens deixarem de cozinhar e lavar louça.
Cirurgia inédita: pesquisadores do Ceará aplicaram pele de tilápia em reconstrução vaginal de uma transexual.
1.758 quilates: foi encontrado, em Botsuana, o segundo maior diamante já descoberto. Veja fotos.
Osmar Terra, ministro da Cidadania
Em entrevista, defende mudanças na Lei de Incentivo à Cultura, em especial a descentralização dos recursos para regiões fora do eixo Rio-São Paulo
Campeonato começa amanhã. Especialistas escolheram os maiores craques do torneio na era dos pontos corridos. Leia entrevista com primeiro da lista
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.