O ESSENCIAL: O governo mudará lei para dividir R$ 100 bi pré-sal com estados e municípios

E mais: Julgamento em 2ª instância pode levar para a cadeia os bicheiros Anísio e Capitão Guimarães
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 8 de abril de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A equipe econômica já encontrou uma saída para partilhar com estados e municípios mais de R$ 100 bilhões em receitas decorrentes da exploração do pré-sal. A solução está na proposta de emenda constitucional (PEC) que desvincula e desindexa o Orçamento da União. Segundo integrantes do governo, o texto vai criar uma exceção à regra do teto de gastos, pela qual as despesas públicas não podem crescer acima da inflação.

Contexto: Isso abre caminho para que parte da arrecadação com o pré-sal seja transferida para as mãos de governadores e prefeitos sem criar problemas para a União. Em troca da benesse, o governo quer apoio firme dos governadores à aprovação da reforma da Previdência. Segundo os técnicos, as mudanças nas aposentadorias têm de ser aprovadas primeiro.

Momento oportuno: A ajuda a estados e municípios, que atravessam crise financeira, vem em momento oportuno, em que o governo precisa apresentar resultados concretos. Pesquisa Datafolha divulgada ontem revela que 30% dos brasileiros consideram ruim ou péssima a gestão de Jair Bolsonaro, enquanto 32% a avaliam ótima ou boa. É o pior início de mandato desde Fernando Collor. Ao avaliar seus primeiros 100 dias, a serem completados quarta-feira, o presidente afirmou em Brasília não haver " tanta notícia ruim".
 
Um mês depois de distribuir sorrisos na Avenida, durante o desfile das escolas de samba, os bicheiros Aniz Abrahão David, o Anísio, e Aílton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, enfrentam amanhã uma audiência decisiva. Ao lado de outros 21 réus da Operação Furacão, os dois serão julgados pela 1ª Turma Criminal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Se for confirmada a condenação em primeiro grau a 47 anos de prisão, Anísio e Capitão terão de iniciar imediatamente o cumprimento das penas.

Contexto: A 1ª Turma é a mesma que julga os réus da Operação Lava-Jato no Rio. Os julgadores serão lembrados que, de acordo com a Operação Furacão, desencadeada em 2007, políticos envolvidos em esquemas de propina do governo estadual figuravam na lista de pagamento dos bicheiros.
 O chanceler Ernesto Araújo disse que o nazismo é de esquerda, dentro do Museu do Holocausto, em Israel. A direita embarca na canoa usada pela esquerda no passado recente. Não há mais respeito às evidências ou provas científicas. O que importa é a versão.
Viu isso?
Homem morto em carro fuzilado: Militares dispararam mais de 80 tiros de fuzil contra um carro no qual havia crianças, na tarde de ontem na Zona Norte do Rio, segundo a Polícia Civil. O músico Evaldo Rosa, de 51 anos, foi baleado e morreu, e seu sogro ficou ferido. O Exército alegou que os homens eram criminosos e abriram fogo, o que a família nega.
Todas as mulheres do mundo de Damares: saiba quem são e o que pensam as seis secretárias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves. Coesas, elas formam um grupo diverso, de índia a petista, unido por bandeiras conservadoras, como a defesa da "família tradicional" e a crítica ao feminismo.
No país dos 'bicos': quase 3,5 milhões de brasileiros precisam de mais de um trabalho para fechar o orçamento. Dados do IBGE mostram que, nos dois últimos anos, este grupo aumentou em um milhão de pessoas. Desemprego e queda de salários são as principais causas.
A cor do seu preconceito: pesquisa da Oxfam Brasil, em parceria com o Instituto Datafolha, mostra que 64% dos entrevistados concordam que mulheres ganham menos no mercado de trabalho simplesmente pelo fato de serem... mulheres. E para 72% dos brasileiros a cor da pele do(a) candidato(a) influencia na hora da contratação.
Constituição remendada: Entre 1988 e 2017 nada menos do que 21.499 propostas de modificação de artigos da Constituição foram apresentadas por parlamentares. Destas, 105 foram aprovadas , mostra o livro "Três décadas de Reforma Constitucional", que será lançado este mês. Um de seus autores, o professor de Direito Pablo Cerdeira, mostra que as regras eleitorais são as campeãs entre as propostas de se alterar a Carta Magna do país. Para se ter uma ideia, nos EUA, desde 1787, só foram feitas 27 alterações na Constituição.
Guinada à direita em Israel: Em reportagem especial para o GLOBO, Marcelo Ninio explica por que, pela primeira vez na história do país do Oriente Médio, a busca de uma solução política para o conflito com os palestinos está ausente do debate eleitoral. As eleições que decidirão quem comandará o governo israelense acontecem amanhã.
Acusação no polo aquático: O colunista do GLOBO Lauro Jardim revelou que o ex-treinador da seleção brasileira masculina André Avallone, que deixou o cargo em janeiro, foi acusado de assédio sexual. Atleta da seleção e do Pinheiros, Melani Dias, apresentou ao Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro a denúncia. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) investiga.
Primeira na UFRJ: A biofísica Denise Pires de Carvalho foi escolhida pelo voto de docentes, alunos e funcionários a primeira reitora da história da maior universidade federal do país. Em entrevista exclusiva ao GLOBO, ela diz que aposta em uma relação harmoniosa com o MEC. Ela agora espera ser escolhida pelo presidente Jair Bolsonaro, que tem a prerrogativa de concordar - ou não - com o resultado das urnas.
O Vasco derrotou o Bangu por 2 a 1 ontem e fará a final do Carioca contra o Flamengo, que no sábado eliminou o Flu. A decisão começa no próximo domingo, no Maracanã. Apesar da vitória, o Vasco teve um dia conturbado. O técnico Alberto Valetim foi chamado de "burro" pela torcida. Em meio à crise por atraso de salários, Thiago Galhardo foi dispensado.
Primeira retrospectiva da estilista que simplificou o vestuário feminino e liberou as mulheres do dever de 'se vestirem como mães', com mais de 200 peças de seu acervo, é destaque na temporada de exposições da primavera no Hemisfério Norte
50 Mais CBN
Ouça, no podcast da CBN, entrevista com o compositor Hermínio Bello de Carvalho, de 84 anos, um dos maiores nomes da música popular brasileira. 
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.