O ESSENCIAL: Parlamentares pressionam para tirar Coaf das mãos de Moro

E mais: Santos Dumont, desburocratização, Imposto de Renda, e imperador japonês
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 30 de abril de 2019
O ESSENCIAL DA MANHÃ
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Apesar de oficialmente declarar que pretende manter o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Justiça, o presidente Jair Bolsonaro já admitiu que o órgão pode ser devolvido à Economia. O gesto é um aceno a parlamentares, que avaliam ter maioria no Congresso para retirar o Coaf da influência do ministro Sergio Moro.

O que foi dito: nas redes sociais, Moro defendeu a permanência do órgão na Justiça. Ontem, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, afirmou que há estudos sobre a alteração.

O que deve acontecer: a mudança deve ser feita em meio à discussão sobre a Medida Provisória 870, que instituiu a estrutura administrativa do governo Bolsonaro.
 
O aeroporto Santos Dumont, no Rio, vai operar de forma restrita em agosto, durante obras de manutenção no asfalto da pista principal do terminal. O prazo de validade do atual pavimento vence em janeiro de 2020.

O que vai acontecer: parte dos 243 pousos e decolagens será transferida para o Galeão. Empresas concordaram em continuar operando na pista auxiliar do Santos Dumont, com aviões menores ou com menos combustível.

Memória: em 2009, uma obra semelhantes levou dois meses para ser concluída.
Incentivo de Bolsonaro à atuação das milícias rurais insufla tradição do país de pistolagem no campo. Missionária americana diz que relatos de intimidação têm aumentado
Viu isso?
Desburocratização: o governo pretende assinar hoje medida provisória para facilitar abertura de empresas e de capital na Bolsa de Valores.
Processos contra Temer: o ex-presidente se tornou réu pela quinta vez, agora no caso que investiga decreto sobre setor portuário.
Tropa de aposentados: em 25 anos, o número de policiais militares e bombeiros inativos deve dobrar e atingir 500 mil servidores, segundo estudo do Ipea.
Reta final: termina hoje o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2019. Confira dicas sobre o que fazer no último dia se não tem todos os documentos.
Edital para a cultura: a prefeitura do Rio anunciou que vai destinar R$ 54,7 milhões a projetos culturais. As inscrições começam amanhã.
Volta à cena pública: Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do Estado Islâmico, reapareceu depois de cinco anos em um vídeo divulgado ontem.
Primeiro soberano a abdicar no país em dois séculos, Akihito passa chefia de Estado a Naruhito. Transição afeta calendário, documentos oficiais e moeda
Cineasta lança obra com imagens feitas nos anos 1970, quando buscou autoexílio e fez experimentações com a câmera pelo mundo
Podcast ‘Momento da Política’, da CBN, analisa as sinalizações dadas pela Câmara sobre a próxima etapa da reforma do sistema previdenciário
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.