O ESSENCIAL: Ainda em festa pela Libertadores, Flamengo é campeão do Brasileiro

E mais: as negociações do doleiro, prédios no campus da UFRJ e o avanço das mulheres petroleiras
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 25 de NOVEMBRO de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Os jogadores do Flamengo desembarcaram no Rio ontem para uma recepção digna da paixão rubro-negra: milhares de torcedores lotaram a Avenida Presidente Vargas, no Centro, para comemorar, por mais de quatro horas, o título da Libertadores, conquistado no sábado, sobre o River Plate, em Lima. A celebração nas ruas da cidade continuou à noite, após o time, mesmo sem entrar em campo, tornar-se campeão do Brasileirão, com a derrota do Palmeiras para o Grêmio.

Cartão vermelho: no fim da festa no Centro, torcedores e policiais entraram em confronto, contido até com gás lacrimogêneo. Mais de 20 pessoas ficaram feridas.

O céu é o limite: é nítido que o time do Flamengo, que já venceu em 2019 o Carioca, a Flórida Cup, o Brasileiro e a Libertadores, está longe de seu auge, analisa Carlos Eduardo Mansur.

E se tivesse havido prorrogação? O técnico do Flamengo, Jorge Jesus, tinha um plano para esta hipótese. Saiba qual era.
Voto de Toffoli, que para recuar complicou ao máximo a compreensão do que dizia, ataca não apenas a Lava-Jato ao propor alguma forma de controle sobre o compartilhamento de informações de órgãos de controle com o Ministério Público. O princípio basilar do follow the money está em risco
Viu isso?
Flexão ignorada: O governador Witzel se ajoelhou diante de Gabigol no gramado em Lima, após a vitória sobre o River Plate, mas foi ignorado pelo atacante. Vídeo viralizou.
Doleiro dos doleiros: Gravações obtidas pela Polícia Federal mostram que, usando intermediários, Dario Messer negociou, ao preço de US$ 2 milhões, sua permanência no Paraguai em condições especiais com o atual chefe de gabinete do presidente paraguaio, informam Chico Otávio e Janaína Figueiredo. O assessor nega, em entrevista exclusiva.
Entrave argentino: O Brasil terá este ano seu primeiro déficit comercial com a Argentina em 16 anos. Maior comprador de manufaturados, o principal parceiro comercial do país vive crise econômica que está retardando a retomada da indústria brasileira.
Espigões na UFRJ: O campus da Praia Vermelha da UFRJ poderá abrigar prédios de até 20 andares, se proposta polêmica da prefeitura, com aval da universidade, for aprovada pela Câmara Municipal.
Impasse no Uruguai: Contrariando as pesquisas de opinião antes do pleito, a disputa pela Presidência do Uruguai está acirrada, entre Lacalle Pou, da centro-direita até então favorita, e o governista de esquerda Daniel Martínez. A divulgação do resultado final foi adiada.
Indicação política: Governo destrava nomeações para os cargos federais nos estados, e ideia do "banco de talentos" cede lugar às nomeações política. Partidos do centrão são os mais beneficiados.
Desaceleração na Lava-Jato: Desde que o juiz Luiz Antônio Bonat assumiu o posto que era de Sergio Moro, na 13ª Vara Federal de Curitiba, número de ações pendentes aumentou 43%.
Fiscalizar poupa floresta e verbas: Estudo feito por cientistas do Climate Policy Initiative e do Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio mostra que a fiscalização é o modo mais eficiente de poupar a floresta sem travar a agropecuária.
Belezas pouco óbvias do Rio: Para estimular turismo no estado, governo do Rio aposta também em recantos pouco explorados. Veja aqui quais são. 
Grilos e gafanhotos ao ponto: Arnold van Huis, professor de entomologia na Universidade Wageningen, na Holanda, defende inclusão de insetos na dieta humana para mitigar o caos climático. Ele será um dos destaques do Wired Festival Brasil.
Emoções e perrengues da maternidade: Nova novela das 21h, "Amor de mãe", que estreia hoje, terá Adriana Esteves, Regina Casé e Taís Araújo como protagonistas. 
Ao Ponto: Flamengo, política e futebol
O governador Wilson Witzel e o presidente Jair Bolsonaro tentaram pegar carona com o sucesso do Flamengo. A relação entre esportes e política, ao longo da História, é discutida pelo colunista Demétrio Magnoli e o repórter Bernardo Mello, que abordam o sucesso e os riscos dessa estratégia.
Das plataformas em alta-mar às refinarias, cada vez mais mulheres ocupam postos no setor de petróleo. Elas já são 16% da força de trabalho na Petrobras e avançam sobre cargos de liderança nas empresas do setor, apesar de vários obstáculos.
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.