Os jogadores do Flamengo desembarcaram no Rio ontem para uma recepção digna da paixão rubro-negra: milhares de torcedores lotaram a Avenida Presidente Vargas, no Centro, para comemorar, por mais de quatro horas, o título da Libertadores, conquistado no sábado, sobre o River Plate, em Lima. A celebração nas ruas da cidade continuou à noite, após o time, mesmo sem entrar em campo, tornar-se campeão do Brasileirão, com a derrota do Palmeiras para o Grêmio.
Cartão vermelho: no fim da festa no Centro, torcedores e policiais entraram em confronto, contido até com gás lacrimogêneo. Mais de 20 pessoas ficaram feridas.
O céu é o limite: é nítido que o time do Flamengo, que já venceu em 2019 o Carioca, a Flórida Cup, o Brasileiro e a Libertadores, está longe de seu auge, analisa Carlos Eduardo Mansur.
E se tivesse havido prorrogação? O técnico do Flamengo, Jorge Jesus, tinha um plano para esta hipótese. Saiba qual era.
Voto de Toffoli, que para recuar complicou ao máximo a compreensão do que dizia, ataca não apenas a Lava-Jato ao propor alguma forma de controle sobre o compartilhamento de informações de órgãos de controle com o Ministério Público. O princípio basilar do follow the money está em risco
Viu isso?
Flexão ignorada: O governador Witzel se ajoelhou diante de Gabigol no gramado em Lima, após a vitória sobre o River Plate, mas foi ignorado pelo atacante. Vídeo viralizou.
Espigões na UFRJ: O campus da Praia Vermelha da UFRJ poderá abrigar prédios de até 20 andares, se proposta polêmica da prefeitura, com aval da universidade, for aprovada pela Câmara Municipal.
Impasse no Uruguai: Contrariando as pesquisas de opinião antes do pleito, a disputa pela Presidência do Uruguai está acirrada, entre Lacalle Pou, da centro-direita até então favorita, e o governista de esquerda Daniel Martínez. A divulgação do resultado final foi adiada.
Indicação política: Governo destrava nomeações para os cargos federais nos estados, e ideia do "banco de talentos" cede lugar às nomeações política. Partidos do centrão são os mais beneficiados.
Desaceleração na Lava-Jato: Desde que o juiz Luiz Antônio Bonat assumiu o posto que era de Sergio Moro, na 13ª Vara Federal de Curitiba, número de ações pendentes aumentou 43%.
Fiscalizar poupa floresta e verbas: Estudo feito por cientistas do Climate Policy Initiative e do Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio mostra que a fiscalização é o modo mais eficiente de poupar a floresta sem travar a agropecuária.
Belezas pouco óbvias do Rio: Para estimular turismo no estado, governo do Rio aposta também em recantos pouco explorados. Veja aqui quais são.
Grilos e gafanhotos ao ponto: Arnold van Huis, professor de entomologia na Universidade Wageningen, na Holanda, defende inclusão de insetos na dieta humana para mitigar o caos climático. Ele será um dos destaques do Wired Festival Brasil.
Emoções e perrengues da maternidade: Nova novela das 21h, "Amor de mãe", que estreia hoje, terá Adriana Esteves, Regina Casé e Taís Araújo como protagonistas.
O governador Wilson Witzel e o presidente Jair Bolsonaro tentaram pegar carona com o sucesso do Flamengo. A relação entre esportes e política, ao longo da História, é discutida pelo colunista Demétrio Magnoli e o repórter Bernardo Mello, que abordam o sucesso e os riscos dessa estratégia.
Das plataformas em alta-mar às refinarias, cada vez mais mulheres ocupam postos no setor de petróleo. Elas já são 16% da força de trabalho na Petrobras e avançam sobre cargos de liderança nas empresas do setor, apesar de vários obstáculos.
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.