O navio mercante Bouboulina, de bandeira grega e propriedade da empresa Delta Tankers LTD, é o responsável pelo petróleo que contamina o litoral do Nordeste, afirmou a Polícia Federal. Agentes da PF e do Ministério Público Federal realizaram operação de busca e apreensão em escritórios de empresas ligadas a Delta Tankers. A Interpol foi acionada para localizar o comandante da embarcação. O MPF sustenta que ele e a tripulação foram “no mínimo criminosamente omissos”.
O que se sabe: o navio atracou na Venezuela em 15 de julho e partiu rumo a Singapura três dias depois. O derramamento teria ocorrido entre 28 e 29 de julho, a 700 quilômetros da costa brasileira. No dia do vazamento, a mancha original de petróleo no mar tinha 200 quilômetros de extensão. Hoje, a embarcação navegava em águas da África do Sul.
Em detalhes: alvo da operação, a empresa Witt O Brien’s atua no ramo de riscos e fornece orientações em casos de desastres. Ela participou de ação no vazamento da plataforma DeepWater Horizon, no Golfo do México, em 2010.
Cerca de 5 milhões de pessoas farão a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo — a segunda prova ocorre no dia 10. O resultado é aceito para o ingresso em mais de cem universidades do país e 42 instituições em Portugal. Às vésperas do exame, professores, cursos e até youtubers oferecem aulões e eventos para ajudar a reta final da preparação dos candidatos.
Fique atento: o endereço do local da prova e o número da sala de cada candidato estão disponíveis para consulta. Por causa do fuso horário, a prova acontecerá mais cedo em seis estados. O gabarito oficial só será liberado no dia 13. Mas logo após o fim da prova, o GLOBO oferecerá gabarito extraoficial, com correção em tempo real.
Independente: a cúpula da Polícia Federal escolheu delegado de Pernambuco para comandar a superintendência do Rio, ao contrário do que queria Bolsonaro.
Disputa: vereadores do Rio aprovaram em primeira discussão projeto da prefeitura para retirar da Lamsa a concessão da Linha Amarela. Liminar da Justiça impede rescisão contratual sem processo prévio.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.