O ESSENCIAL: Bolsonaro mira criação de partido ‘Aliança Pelo Brasil’

E mais: Previdência, Constituinte, Carlos Bolsonaro, Pantanal, Árvore de Natal da Lagoa
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 12 de NOVEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O presidente Jair Bolsonaro anunciou a deputados sua saída do PSL, sigla pela qual chegou à Presidência, e compartilhou objetivo de criar um novo partido. Será a nona legenda em sua trajetória política.

O que se sabe: a intenção é batizar o partido de Aliança Pelo Brasil e apresentar seu estatuto em reunião prevista para o dia 21. Bolsonaro espera que 30 parlamentares do PSL o acompanhem. Advogados do presidente consultaram o Tribunal Superior Eleitoral sobre possibilidade de colher assinaturas eletrônicas para o registro da sigla.

O que está acontecendo: o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) entregou pedido de desfiliação ao TSE — ele não corre risco de perder o mandato por ter sido eleito em eleição majoritária. Já os deputados do grupo bolsonarista terão de aguardar, por terem sido eleitos pelo sistema proporcional.

Reação: Luciano Bivar, o presidente do PSL, tem intensificado conversas para fundir o partido a outra sigla. Há diálogo com DEM, PROS e PSC.
 
Sem a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes (Economia), o Congresso promulgou a 103ª Emenda Constitucional, com as alterações promovidas pela reforma da Previdência. As novas regras previdenciárias estão previstas para entrar em vigor nesta quarta-feira.

O que foi dito: as ausências de Bolsonaro e Guedes foram minimizadas pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu prioridade a novas pautas econômicas, como a reforma tributária. Nesta terça-feira, Guedes apresentou a parlamentares as linhas gerais da reforma administrativa.

Resumo: a fixação de idade mínima para aposentadoria é a a principal mudança da reforma da Previdência. Entenda os sete pilares das novas regras. E calcule o tempo que falta para se aposentar.
Jornalistas debatem o impacto político da libertação do ex-presidente petista e as possíveis reverberações na América Latina da crise boliviana
Viu isso?
Debate..: Davi Alcolumbre quer consultar líderes sobre convocação de Constituinte para tratar de prisão após decisão judicial em 2ª instância.
...e críticas: Rodrigo Maia disse que a possibilidade de nova Constituinte “é uma sinalização ruim”. Líderes também rejeitaram a ideia.
Silêncio: o vereador do Rio Carlos Bolsonaro tirou do ar suas contas em redes sociais. Aliados atribuíram 'castigo' ao presidente Jair Bolsonaro.
Nova rotina: a MP sobre contratação de jovens aumenta a jornada de trabalho de bancários e permite abertura de agências aos sábados.
Incêndios na mata: as queimadas no Pantanal cresceram 2.025% em outubro. Este ano, mais de 18 mil km² de vegetação foram destruídos.
Périplo no ar: avião que levou Evo Morales ao México precisou negociar com Paraguai, Brasil e Peru autorização para entrar em espaço aéreo.
Multidão em marcha: Chile teve greve geral para pressionar governo de Sebástian Piñera. A cotação do peso despencou.
Símbolo da cidade será apresentado a cariocas e turistas em 14 de dezembro. Empresa custeará projeto com incentivo fiscal do governo estadual
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.