O ESSENCIAL: Bolsonaro deixa PSL para fundar partido

E mais: Lava-Jato no Paraguai, gastos no Rio, FGTS, Julian Assange, seleção brasileira
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 19 de NOVEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Depois de semanas de embates com a cúpula do PSL, o presidente Jair Bolsonaro oficializou sua saída do partido, pelo qual chegou à Presidência da República, para fundar uma nova sigla, a Aliança pelo Brasil. Bolsonaro pretende assumir o comando da legenda, que corre contra o tempo para disputar a eleição de 2020.

O que acontece agora: o novo partido de Bolsonaro terá sua primeira convenção na quinta-feira. Na ocasião, serão anunciados os 15 integrantes da executiva da sigla.

Em paralelo: o deputado Luciano Bivar (PE) foi reconduzido à presidência do PSL, e os filhos de Bolsonaro, o senador Flávio (RJ) e o deputado Eduardo (SP), foram removidos da Executiva Nacional da legenda. Flávio já deixou o partido, mas Eduardo permanece. Se sair, pode perder o mandato, já que foi eleito pelo sistema proporcional.
 
Alvos de operação da Lava-Jato no Rio, Dario Messer, chamado de “doleiro dos doleiros”, e Horacio Cartes, ex-presidente do Paraguai até o ano passado, atuaram juntos em esquema que envolvia lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e contrabando de armas e cigarro na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Procuradores brasileiros apontam o paraguaio como líder do “núcleo político” do esquema e querem a extradição dele, que será requerida pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, responsável por decretar a ação.

Reação: a defesa de Horacio Cartes rejeitou vínculos com Dario Messer e disse que o ex-presidente “está muito tranquilo”.

Em detalhes: Myra Athayde, a namorada de Messer, foi presa, acusada de auxiliar o doleiro no transporte de recursos. Em mensagem de WhatsApp obtida por investigadores, ela diz que “não consegue raciocinar tanto dinheiro por minuto”.
Viu isso?
Caso Queiroz: o procurador-geral Augusto Aras pediu ao STF que revogue decisão que paralisou investigação sobre gabinete de Flávio Bolsonaro e outros 935 inquéritos.
Maconha: a Primeira Turma do STF libertou dois homens presos por carregar a droga. Eles levavam cerca de 40g e 96g ao serem detidos.
Cargos, salários e despesas: a Alerj aprovou projeto que autoriza o TJ do Rio a gastar R$ 100 milhões com promoção automática de servidores.
Juízes sob suspeita: o presidente do TJ da Bahia e outros cinco magistrados foram afastados em operação contra venda de sentenças.
Vazamento de óleo: o Ministério Público Federal alega que a empresa grega responsável pelo navio Bouboulina não colabora com a investigação.
Taxa de desocupação: São Paulo é o único estado a registrar queda do desemprego no terceiro trimestre deste ano, afirmou o IBGE.
Retiradas do FGTS: 823 mil pessoas aderiram ao saque-aniversário, modalidade criada em outubro que permite resgates anuais do fundo.
Caso Wikileaks: a Procuradoria da Suécia arquivou investigação contra Julian Assange. Decisão pressiona a Justiça do Reino Unido.
Amistoso: o Brasil encerrou série de resultados ruins ao vencer a Coreia do Sul por 3 a 0. Lateral-esquerdo Renan Lodi foi o principal destaque.
Jornalistas debatem o papel central do presidente do STF na política nacional e o impacto da repressão violenta a protestos após a renúncia de Evo Morales
Mais de 16 mil alunos frequentam graduação, pós e cursos livres no país, que tem programas de incentivo. Veja como conseguir bolsas de estudos
Indiana Jones chegou aos cinemas, Diana se tornou princesa e o mundo se despediu de Bob Marley: confira outros acontecimentos de 1981
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.