O ESSENCIAL: WhatsApp baniu mais de 400 mil usuários na eleição de 2018

E mais: desmatamento, alta do dólar, Coaf, caso Marielle, Sambódromo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 18 de NOVEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Mais de 400 mil contas de WhatsApp foram banidas durante a campanha eleitoral no ano passado, informou a empresa em ofício enviado à CPI das Fake News. Os usuários teriam violado os termos de uso, incluindo o disparo de mensagens automatizado.

Entenda: o WhatsApp afirma não ter conhecimento do conteúdo enviado pelos usuários banidos. A empresa explicou ter identificado padrões atribuídos à automatização, como alterações rápidas na lista de contatos.

Por que isso importa: a empresa reconheceu que o aplicativo foi usado para o disparo de mensagens em massa na eleição de 2018. Em junho, o WhatsApp prometeu processar usuários em caso de uso indevido.
 
Em doze meses — de agosto de 2018 a julho deste ano — a Amazônia teve a maior área desmatada na última década. Foram 9.762 km² de áreas verdes destruídas, a maior parte no Pará, informou o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), com base em dados preliminares do Inpe. O monitoramento não inclui desmatamentos e queimadas ocorridos em agosto e setembro deste ano, que provocaram mobilização mundial.

Análise: há 11 anos não se via tamanha destruição, e não há sinal de alívio. O Brasil fez o relógio andar para trás e voltou ao tempo em que era um vilão global do meio ambiente.

Em paralelo: ao menos sete investigações sobre desmatamento e outros crimes ambientais foram paralisadas após decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, sobre uso de dados do Coaf.
 
A cotação do dólar atingiu R$ 4,206, o maior valor desde o início do Plano Real, superando a máxima registrada até então, em 13 de setembro de 2018, durante a corrida eleitoral. O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, também recuou, para 106.914 pontos.

O que está acontecendo: a frustração de investidores internacionais com a guerra comercial entre China e Estados Unidos ajuda a explicar a valorização da moeda americana. Analistas apontam outros fatores que influenciam a alta recorde: a instabilidade política na América Latina, remessas de dinheiro para empresas no exterior e até o feriado no Dia da Consciência Negra, na próxima quarta-feira.
Viu isso?
Dados do Coaf: 935 investigações estão paralisadas em consequência da decisão de Dias Toffoli, do STF, sobre o caso do senador Flávio Bolsonaro.
Caso Marielle: o Superior Tribunal de Justiça deve votar até o fim do ano pedido de federalização da investigação. A Corte está dividida.
Sequência de déficit: o rombo no Orçamento de 2019 ficará R$ 60 bilhões melhor que o previsto, afirmou o ministro Paulo Guedes.
Carnaval: Marcelo Crivella decidiu manter o Sambódromo sob administração da prefeitura do Rio. O governador Wilson Witzel ironizou.
Fora de linha: 420 mil passageiros foram afetados pela retirada de circulação de 40 trens da Supervia. O governo estadual foi surpreendido.
Manchas no mar: autoridades estimam que uma tonelada de óleo chegou ao Delta do Parnaíba, no Piauí.
Infância presa: os Estados Unidos têm 103 mil crianças imigrantes detidas. No mundo, são 330 mil, afirma a ONU.
Tite, técnico da seleção brasileira
Resposta a jornalistas sobre a fase ruim da equipe brasileira, que nesta terça-feira enfrenta a Coreia do Sul em amistoso, às 10h30
Para ler com calma
Mostra oferece experiências interativas, como a máquina do salário mínimo, para criticar modelo e ‘causar estranhamento’
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.