O ESSENCIAL: Nos bastidores, generais do Exército reprovam declarações de Eduardo Bolsonaro

E mais: estímulo ao emprego, perícia do MP, incêndios no Pantanal, surto de sarampo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 1º de NOVEMBRO de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Generais do Alto Comando do Exército avaliam que a declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre um “novo AI-5” alimenta radicalismo, incita clima de convulsão social, atrapalha tentativas de melhorias no país e pode tumultuar a atuação cotidiana dos militares . Ouvidos pelo GLOBO, generais disseram que o filho do presidente Jair Bolsonaro deve ser responsabilizado por “falar o que quer”, mas defendem que prevaleceu no episódio o gesto de Bolsonaro de desautorizar o filho.

O que está acontecendo: a cúpula do Exército vem tentando se afastar da associação à família Bolsonaro. Militares lotados no Palácio do Planalto, no entanto, se alinharam à ala ideológica do governo. Bolsonaro e os filhos têm encontrado respaldo principalmente no ministro Augusto Heleno, general da reserva que comanda o Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Ao Ponto: no podcast, a colunista Miriam Leitão e o historiador Daniel Aarão Reis, da Universidade Federal Fluminense, analisam o que significou o AI-5.
 
Para estimular a geração de empregos, o governo vai lançar programa que prevê a desoneração de 30% da folha de pagamento. Empresas que contratarem jovens entre 18 e 29 anos para o primeiro emprego ficarão isentas de contribuição previdenciária e outras despesas. A equipe econômica estima custos de R$ 5 bilhões. O programa vai durar dois anos.

O que sabemos: o programa será implementado por medida provisória e anunciado na semana que vem para marcar 300 dias da gestão de Jair Bolsonaro na Presidência. Além dos jovens, a medida valerá para contratação de pessoas com mais de 55 anos e que ainda não se aposentaram. Haverá regras para impedir a substituição de trabalhadores atuais por outros sem encargos. O governo pretende compensar a perda de arrecadação usando recursos poupados a partir do pente-fino sobre benefícios do INSS.
A cada provocação, a família Bolsonaro testa a resistência da democracia brasileira. O jogo entre pai e filhos pode parecer confuso, mas é combinado
Viu isso?
Contra versão do porteiro: a perícia do Ministério Público sobre áudio de condomínio do Bolsonaro foi concluída às pressas e não analisou computadores, apenas um CD.
Ordem do presidente: Bolsonaro mandou cancelar todas as assinaturas do jornal “Folha de S.Paulo” do governo federal. Associação criticou medida e comparou a decisão de Trump.
Avanço: manchas de óleo atingiram praias de Arraial d’Ajuda e Trancoso, em Porto Seguro, na Bahia. Cientistas recomendam cautela a banhistas e consumidores de peixe.
Paraíso queimando: o Pantanal teve 8.479 focos de incêndio desde janeiro, 462% a mais do que o mesmo período do ano passado.
Passarela do samba: o governador Wilson Witzel e o prefeito Marcelo Crivella fecharam acordo para o estado assumir a gestão do Sambódromo.
Memória imunológica: o vírus do sarampo é capaz de apagar até 73% dos anticorpos de quem foi infectado, revela estudo. Brasil vive surto.
Brasileiro: o Flamengo empatou com o Goiás em 2 a 2, e vantagem na liderança caiu para oito pontos. O Botafogo perdeu para o Cruzeiro por 2 a 0. Resultado coloca o Fluminense na zona de rebaixamento.
Parque Lage recebe festival Ópera na Tela. Municipal terá montagem de ‘Eugene Onegin’, de Tchaikovsky, e soprano russa na série Grandes Vozes
Plataforma de streaming da empresa começa a operar em cem países, inclusive o Brasil. Catálogo inclui drama com Reese Whiterspoon e Jennifer Aniston
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.