O ESSENCIAL: Bolívia busca uma saída constitucional para crise

E mais: PECs da segunda instância, reforma da Previdência, Lula, Unicef, Som Livre
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 12 de NOVEMBRO de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O Congresso boliviano deve se reunir hoje para decidir se aceita a renúncia do presidente Evo Morales e indicar seu sucessor. Com a vacância de todos os cargos da linha sucessória, a presidência foi reivindicada pela segunda vice-presidente do Senado, Jeanine Áñez, da oposição. Ontem, Morales embarcou rumo ao México, após receber asilo político. Nas ruas, as Forças Armadas e a polícia acordaram ações conjuntas para conter violência.

Em paralelo: o conselho da Organização dos Estados Americanos discutirá hoje, em Washington, a situação da Bolívia. Brasil e México devem polarizar o encontro. O governo brasileiro quer apoio para a interpretação de que não houve golpe de Estado contra Morales.

Efeito colateral: a Petrobras esperava as eleições no país para fechar acordo com estatal boliviana que poderia reduzir custos do gás natural no Brasil. O pacto atual vence no último dia deste ano.

Ao Ponto: no podcast, repórteres explicam os aspectos que motivaram a renúncia de Morales e os efeitos da instabilidade política sobre o Brasil.
 
As propostas que tramitam no Congresso para antecipar a execução da pena de condenados, revertendo decisão recente do Supremo Tribunal Federal, esbarra na resistência de partidos do centrão , que ainda não têm unidade em torno do assunto. Na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, 26 dos 66 integrantes não definiram apoio e outros 26 já se declaram contrários à proposta de emenda constitucional. No colegiado do Senado, onde tramita outra PEC sobre o tema, há 13 parlamentares a favor, dois contra e 12 incertos.

Por outro ângulo: além de obstáculos políticos, podem surgir empecilhos jurídicos, com questionamentos sobre a constitucionalidade das medidas. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou texto que tramita na Casa por prever alteração do artigo 5º da Constituição, considerado cláusula pétrea. Dois ministros do STF ouvidos pelo GLOBO afirmam que não é possível alterá-las, nem aprovar redações que afetem garantias fundamentais.

Em paralelo: a Câmara terá uma nova PEC para tramitar em paralelo ao texto que já é debatido na CCJ. Tratará de restrições a recursos em tribunais superiores.
Só muita pressão popular fará a PEC que permite a prisão após segunda instância avançar na Câmara
Viu isso?
Sessão do Congresso: a reforma da Previdência será promulgada hoje. As regras passam a valer assim que publicadas no Diário Oficial.
Sem discurso: Bolsonaro afirmou que pode usar a Lei de Segurança Nacional contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Alvo petista: em entrevista, Ciro Gomes (PDT) diz que Lula não aprendeu nada na prisão e tenta enganar o povo ao insistir em “farsa”.
Sem indenização no trânsito: medida provisória assinada por Bolsonaro acaba com o seguro obrigatório DPVAT a partir de janeiro.
Pressão do setor: sete ex-ministros da Cultura participaram de ato no Rio contra a censura e em defesa da liberdade de expressão.
Privações da infância: 44% dos brasileiros menores de 18 anos têm direitos descumpridos, afirma a Unicef. São 26,5 milhões de crianças e adolescentes.
Caos que se repete: com ruas alagadas, o Rio chegou a 214 quilômetros de engarrafamentos ontem. Previsão é de chuva até sexta-feira.
Respiro em campo: o Botafogo venceu o Avaí por 2 a 0 e colocou o Fluminense na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Celso de Mello, ministro do STF
Trecho de discurso ao receber prêmio da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Em mensagem enviada por vídeo, decano do Supremo Tribunal Federal diz que censura é “insuportável e absolutamente intolerável”
Em meio século, braço fonográfico da Globo tornou-se a maior produtora musical do país. Das trilhas sonoras de novelas, passou a colecionar sucessos, do sertanejo ao pop, e mira futuro com auxílio de inteligência artificial
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.