O Congresso boliviano deve se reunir hoje para decidir se aceita a renúncia do presidente Evo Morales e indicar seu sucessor. Com a vacância de todos os cargos da linha sucessória, a presidência foi reivindicada pela segunda vice-presidente do Senado, Jeanine Áñez, da oposição. Ontem, Morales embarcou rumo ao México, após receber asilo político. Nas ruas, as Forças Armadas e a polícia acordaram ações conjuntas para conter violência.
Em paralelo: o conselho da Organização dos Estados Americanos discutirá hoje, em Washington, a situação da Bolívia. Brasil e México devem polarizar o encontro. O governo brasileiro quer apoio para a interpretação de que não houve golpe de Estado contra Morales.
As propostas que tramitam no Congresso para antecipar a execução da pena de condenados, revertendo decisão recente do Supremo Tribunal Federal, esbarra na resistência de partidos do centrão , que ainda não têm unidade em torno do assunto. Na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, 26 dos 66 integrantes não definiram apoio e outros 26 já se declaram contrários à proposta de emenda constitucional. No colegiado do Senado, onde tramita outra PEC sobre o tema, há 13 parlamentares a favor, dois contra e 12 incertos.
Por outro ângulo: além de obstáculos políticos, podem surgir empecilhos jurídicos, com questionamentos sobre a constitucionalidade das medidas. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou texto que tramita na Casa por prever alteração do artigo 5º da Constituição, considerado cláusula pétrea. Dois ministros do STF ouvidos pelo GLOBO afirmam que não é possível alterá-las, nem aprovar redações que afetem garantias fundamentais.
Trecho de discurso ao receber prêmio da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Em mensagem enviada por vídeo, decano do Supremo Tribunal Federal diz que censura é “insuportável e absolutamente intolerável”
Em meio século, braço fonográfico da Globo tornou-se a maior produtora musical do país. Das trilhas sonoras de novelas, passou a colecionar sucessos, do sertanejo ao pop, e mira futuro com auxílio de inteligência artificial
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.