O ESSENCIAL: MP abre investigação para apurar ‘funcionários fantasmas’ de Flávio Bolsonaro

E mais: prisão em 2ª instância, ataque à Funai, Flamengo na Libertadores
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 22 de NOVEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O Ministério Público do Rio instaurou investigação para apurar irregularidades na contratação de funcionários para o gabinete do ex-deputado estadual, hoje senador, Flávio Bolsonaro. O novo procedimento tem como foco denúncias feitas pelo GLOBO sobre cargos ocupados por parentes de Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro.

O que sabemos: a investigação não tem relação com o inquérito — atualmente suspenso — baseado em dados de financeiros de assessores de Flávio, incluindo Fabrício Queiroz. O procedimento tem abrangência cível, e não criminal, e investiga a falta de comprovação sobre o trabalho dos funcionários.

Relembre: em agosto, O GLOBO mostrou que a família Bolsonaro empregou ao longo de 28 anos 102 pessoas com laços familiares entre si. Em alguns casos, os assessores não tiveram crachá emitido pela Assembleia Legislativa do Rio, moravam em outro estado ou tinham outras ocupações.
 
A menos de 24 horas da decisão da Copa Libertadores, as ruas de Lima foram tomadas por torcedores do River Plate e, principalmente, do Flamengo, o que levou a Defesa Civil local a pedir que a população evite sair de casa. Peruanos relataram “onda” de rubro-negros pelas vias da capital.

O jogo: a partida começa às 17h (horário de Brasília) de sábado, no estádio Monumental. Nesta sexta-feira, a equipe carioca realizou o último treino antes da decisão. O treinador Jorge Jesus terá todos os jogadores à disposição. O River já confirmou a equipe que vai a campo.

Análise: a romaria dos torcedores retrata o estado de espírito com que o rubro-negro chega à final. O futebol não pode valer a pena só quando surge uma taça no fim do processo, afirma Carlos Eduardo Mansur.

Galeria de fotos: torcedores exibem tatuagens que mostram na pele o amor pelo Flamengo.
Viu isso?
Soltura: a ministra Cármen Lúcia, do STF, determinou que o TRF-4 liberte os condenados em segunda instância. Juízes analisarão caso a caso.
Sem segurança: funcionários da Funai abandonaram base em terra indígena no Amazonas após sofrerem ataques. Índios estão sem proteção.
Leilão da rodovia: o governo finalizou estudos para a concessão da Via Dutra. Modelo prevê menor pedágio e maior outorga para a União.
Dinheiro liberado: os ministérios da Defesa e da Educação receberam 44% dos R$ 14 bilhões desbloqueados do Orçamento.
Declaração e reação: o ministro Abraham Weintraub (Educação) acusou universidades de terem “plantações extensivas de maconha”. Reitores pretendem processá-lo.
Ficou para 2020: indicado à embaixada brasileira em Washington, Nestor Forster deverá ser sabatinado somente no ano que vem.
Ficha: número 3 do novo partido de Bolsonaro, o advogado Luís Felipe Belmonte já foi denunciado por pagamento de propina a um magistrado.
Tensão na Colômbia: país teve greve geral, marchas com milhares de pessoas e panelaços durante pronunciamento do presidente Iván Duque.
Obituário: morreu nos EUA o rabino Henry Sobel, aos 75 anos. Ele atuou na defesa dos direitos humanos durante a ditadura.
Henry Kissinger, ex-secretário de Estado dos EUA
Declaração sobre a tensão entre Estados Unidos e China em que pede iniciativas para evitar um conflito, que em sua opinião poderia ser pior do que a Primeira Guerra Mundial
Mansão de luxo tem nove salas, 18 banheiros e outras extravagâncias, além de jardim planejado por Burle Marx. Veja fotos do interior
Brasileiros começam a investir em robôs e eletrodomésticos acessados pelo celular ou por voz. Aparelhos devem mudar dinâmica das famílias
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.