O ESSENCIAL: Porteiro que anotou casa de Bolsonaro não é o mesmo que aparece em áudio

E mais: vazamento de óleo, microapartamentos no Rio, Acordo de Paris, tensão nuclear
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 4 de NOVEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O porteiro que registrou a casa do presidente Jair Bolsonaro como destino do acusado de matar a vereadora Marielle Franco e prestou dois depoimentos não é o mesmo que aparece no áudio divulgado pelo vereador Carlos Bolsonaro e periciado pelo Ministério Público. A divergência foi descoberta pela Polícia Civil do Rio. Investigadores querem ouvir novamente o funcionário. As mortes de Marielle e do motorista Anderson Gomes completaram 600 dias hoje.

Entenda: a referência a Bolsonaro fez representantes do MP consultarem o Supremo Tribunal Federal sobre a continuidade da investigação no Rio. Um dia após reportagem mostrar a citação, o MP afirmou ter periciado registros de voz da portaria e concluído que o porteiro mentiu em depoimento, quando disse que “seu Jair” teria autorizado entrada do ex-policial Élcio de Queiroz no condomínio horas antes da morte de Marielle. A perícia foi feita a partir de um CD, e não de equipamentos da portaria. No último sábado, Bolsonaro disse que pegou toda a memória da secretária eletrônica “antes que fosse adulterada”.
 
A Polícia Federal suspeita que dois tipos de óleo contaminem a costa brasileira. Peritos criminais concluíram que o material encontrado em tambores com logotipo da Shell em Sergipe e no Rio Grande do Norte é diferente do que aporta na maior parte dos pontos atingidos.

Em investigação com a Marinha, a PF aponta o navio grego Bouboulina como o principal suspeito de vazar petróleo com características venezuelanas. A Marinha informou hoje que o navio transferiu sua carga para outra embarcação, próximo a Cingapura.

O que foi dito: um dia após o presidente Jair Bolsonaro dizer que “o pior está por vir”, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e outras autoridades que investigam o vazamento declararam que o governo não sabe a quantidade de petróleo derramado.

Já o presidente do Ibama, Eduardo Bim, afirmou que os danos do vazamento estarão “na casa dos bilhões” de reais.
Viu isso?
Reação à fala sobre AI-5: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chamou o ministro Augusto Heleno (GSI) de “auxiliar do radicalismo de Olavo” (de Carvalho).
Turbulências na Funarte: o pianista Miguel Proença foi exonerado da presidência da Fundação Nacional de Artes.
Internação prolongada: exame diagnosticou coágulo no prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que trata câncer no aparelho digestivo.
Pacto pelo clima: os Estados Unidos notificaram a ONU sobre saída do Acordo de Paris. Processo deve ser concluído em um ano.
Investigação: por decisão da Justiça, o presidente dos EUA, Donald Trump, terá de apresentar informações de imposto de renda a promotores.
Tensão atômica: o governo do Irã anunciou lançamento de 30 centrífugas para enriquecimento de urânio. Medida viola acordo nuclear.
Voz da Amazon: a assistente virtual Alexa tornou-se testemunha de caso de homicídio na Flórida, nos Estados Unidos.
Fronteira espacial: a sonda Voyager 2 chegou ao espaço interestelar. Feito determina limite da zona de influência do Sol.
Cármen Lúcia, ministra do STF
Declaração em audiência pública com artistas no Supremo Tribunal Federal
Prédio do Hotel Novo Mundo abrigará república de estudantes. No Centro, unidade terá estúdios. Câmara debate conversão de hotéis em residências
Adaptação de trilogia literária, ‘His dark materials’ apresenta aventura de menina órfã em universo em que a alma é personificada por um animal
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.